Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

Bolo de milho

Também conhecido como bolo de fubá, é muito popular no país e consumido em qualquer ocasião. Seu principal ingrediente é o milho, podendo ser o creme de milho verde ou a farinha de milho, também conhecida como fubá. Seus ingredientes podem variar em tipos e proporções.

Ingredientes:

- 1 lata de milho verde

- 3 ovos

- 1 lata de fubá

- 1 pacote de queijo ralado tipo parmesão

- 1 lata (a mesma lata do milho) de açúcar

- 1 lata de leite

- 1 colher de sopa de fermento

- 1/2 lata de óleo

Modo de preparo:

Bata no liquidificador durante dois minutos o açúcar, os ovos, o milho verde, o fubá, o leite, o óleo e queijo ralado. Em seguida, adicione o fermento em pó, mexa com uma colher e coloque para assar durante 40 minutos em forno médio.

Curau

Doce e pastosa, a iguaria típica da culinária brasileira tem como principais ingredientes o creme de milho verde, leite de vaca ou de coco, açúcar e canela em pó ou em casca.

Ingredientes:

- 4 espigas de milho verde

- 1 vidro de leite de coco

- 1 xícara e 1/2 de leite

- 1 colher de margarina

- 1 lata de leite condensado

- Canela em pó para polvilhar

- 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Retire os grãos do milho com uma faca e bata no liquidificador com o leite, em seguida, passe para uma panela e misture os demais ingredientes, com exceção da canela.

Leve ao fogo até engrossar, mexendo sempre. Passe para uma travessa ou tacinhas e polvilhe a canela em pó.

Pipoca

É um prato feito a partir de uma variedade de milhos, que tem espigas menores que as do milho tradicional. Os seus grãos podem aparecer em vários formatos e cores.

Ingredientes:

- ½ xícara (chá) de milho para pipoca

- ½ colher (sopa) de óleo

- Sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela, adicione todos os ingredientes e misture. Após o intervalo de tempo entre os estouros da pipoca diminuírem, desligue o fogo.

Veja imagens: Webstory: Seis receitas com milho

Canjica

O prato feito de grãos de milho-branco ou amarelo levemente triturados e cozidos faz parte da culinária brasileira. É comum em várias partes do país, tendo denominações e preparos diferentes.

Ingredientes:

- 250 g de canjica

- 1 lata de leite condensado

- 1/2 litro de água

- 1L de leite

- 1 xícara de açúcar

- Cravo e canela a gosto

Modo de preparo:

Coloque a canjica na panela de pressão com água por 40 min. Após isso, escorra e acrescente numa panela com os demais ingredientes em fogo alto. Ao ferver, abaixe o fogo e continue mexendo por 30 minutos.

Sorvete de milho

É uma ótima opção para aqueles que amam milho e querem se refrescar.

Ingredientes:

- 200 ml de leite

- 2 latas de milho verde escorrido

- 1 caixa de creme de leite

- 1 caixa de leite condensado

- 1 colher (sopa) de liga neutra

- 1 colher (sopa) de emulsificante

- Gotas de corante na cor de sua preferência

Modo de preparo:

Em um liquidificador coloque o leite, milho verde escorrido, creme de leite, leite condensado, liga neutra e bata bem até ficar homogêneo. Coe em uma peneira e deixe no congelador por seis horas.

Depois, retire do congelador, coloque em uma batedeira, adicione o emulsificante, corante alimentício amarelo e bata bem até dobrar de volume (+/- cinco minutos). Transfira para uma tigela, tampe e coloque no congelador. Sirva depois de uma hora.

Pamonha

O quitute é muito comum no país, como por exemplo, nos estados do Nordeste, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins.

Ingredientes:

- 20 espigas de milho

- 1,5 litro de leite

- 1/2 tablete de manteiga derretida (100 g)

- 1 kg de açúcar

- 1 colher (sopa) de sal

- 1 lata de leite condensado

Modo de preparo:

Separe a palha das espigas com cuidado para embalar a pamonha e retire os grãos. Em seguida, triture o milho com o leite aos poucos no processador ou liquidificador, até formar uma massa.

Peneire a mistura, espremendo bem para extrair todo o suco. Adicione os demais ingredientes, misture bem e reserve.

Em água fervente, cozinhe a palha que será usada para embalar por 15 minutos. Alinhe de duas a três palhas lado a lado e dobre ao meio para formar uma trouxinha. Recheie, sem encher muito, e feche com barbante ou com fios de palha. Cozinhe as pamonhas em água fervente por 1 hora ou até firmarem. Sirva quentes, frias ou geladas.