Nascido em 20 de julho de 1873 em uma família dona de plantações de café, Santos Dumont foi um cientista que se dedicou a aeronáutica, aviação e outras invenções.
Entre elas, estão:
N-1
Criado em 1898, foi o primeiro balão motorizado da história. Com 25 metros de comprimento, era movido a gasolina.
Entretanto, o primeiro dirigível criado pelo inventor não foi bem-sucedido. O voo de estreia só ocorreu dias após o planejado, porque o balão rasgou-se devido a uma manobra ainda em terra.
Relógio de pulso
Com a intenção de controlar o tempo dos seus voos, no início do século XX, pediu a Louis Cartier que desenvolvesse o primeiro relógio de pulso. O episódio fez com que Dumont fosse considerado como o responsável pela popularização do relógio de pulso entre os homens.
Veja imagens: Webstorie: Invenções de Santos Dumont
14-Bis
Com 10 metros de comprimento, quatro metros de altura, 12 metros de envergadura e 205 quilos, o 14-Bis impressionou o mundo durante o primeiro voo em 1906. A invenção conquistou o Prêmio Archdeacon e o Prêmio do Aeroclube da França, ao realizar um voo de 220 metros em Paris.
O “aves de rapina” como a invenção também é conhecida, não é considerado o primeiro avião, já que em 1905, os irmãos Wright voaram cerca de 40 minutos com seu Flyer III.
Chuveiro com água quente
O chalé 'A Encantada', residência de verão do inventor foi projetada pelo próprio aviador em 1918. Na casa é possível encontrar ideias inéditas para a época, como o chuveiro de água quente.
O chuveiro era aquecido a álcool e funcionava com um balde perfurado e dividido ao meio, com entrada para água quente e fria e duas correntes de temperatura.
Demoiselle
Em novembro de 1907 concebeu a invenção, sendo este um pequeno avião de apenas 56 kg, considerado o primeiro ultraleve do mundo. O nome foi motivado pelo tamanho, beleza e graciosidade.
Os "Demoiselle" foram os menores e mais baratos aviões da época. As aeronaves foram fabricadas em larga escala por diferentes oficinas, cerca de pelo menos 40 unidades foram construídas.
REDES SOCIAIS