A Rede de Museus-Casas Literários, formada por Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, retoma a visitação presencial nesta quarta-feira (28), seguindo todas as medidas de proteção à saúde do público e de funcionários. Os museus, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis, funcionarão de quarta-feira a sábado, das 12h às 16h, e com número restrito de visitantes, que deverão agendar as visitas pelo site de cada instituição.
A Casa das Rosas exibirá a exposição Coestelário, uma homenagem às vidas abreviadas pela pandemia em 2020. Por meio de "lápides" de poesia visual, ao modo das antigas estelas funerárias, que davam voz e imagem à pessoa querida que partiu. A mostra apresenta 70 estelas, em que o epigrama funerário se funde à imagem, num jogo de constelações.
A exposição, que conta com o apoio da Companhia das Letras e da Artmosphère, reúne 70 poemas visuais criados pelo poeta Guilherme Gontijo Flores em parceria com o ilustrador Daniel Kondo. Aldir Blanc, Moraes Moreira, Olga Savary, Zuza Homem de Melo, Quino, Chica Xavier, Maria Alice Vergueiro e Aritana Yawalpit são alguns dos homenageados da exposição que ficará disponível até o dia 11 de julho.
"O projeto é um gesto de agradecimento pelas vidas que pudemos viver graças a tanta gente e um convite ao público para que as estelas erguidas no espaço expositivo sirvam também como um mote para conversas, recordações, depoimentos e continuidades", afirma Luiz Carvalho, curador da exposição.
Os visitantes ainda poderão apreciar a exposição de longa duração "Estrutura explodida - vidobra de Haroldo de Campos" e conhecer ou rever o belo imóvel do museu, da década de 1930, quando o casarão no estilo clássico francês foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, onde seus herdeiros viveram até os anos 1980.
Quem visitar a Casa Guilherme de Almeida encontrará os móveis, objetos, livros e obras de arte que pertenceram ao patrono do museu, poeta, tradutor e jornalista e à sua esposa Baby de Almeida, além de uma exposição temporária de peças do acervo nas vitrines no museu.
A exposição de longa duração "Morada do Coração Perdido", na Casa Mário de Andrade, traz a trajetória multifacetada do escritor, músico, pesquisador e gestor cultural Mário de Andrade, as curiosidades da residência onde o modernista e seus familiares viveram entre as décadas de 1920 e 1940, além de como o imóvel, que completou 100 anos em 2020, se tornou instituição museológica.
As exposições "Mário & Alphonsus revisitados" e "Tarsivaldo" também serão retomadas. A primeira é voltada aos 100 anos da visita de Mário de Andrade ao poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens, em Mariana (MG), e a repercussão do famoso encontro por meio de referências em cartas e publicações da época.
A segunda é uma celebração à amizade com afetos e conflitos entre Mário e o casal Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade. Nos anos 1920, Mário chamava o casal de "Tarsivaldo" em correspondências pelas quais abordavam situações corriqueiras, os rumos artísticos no Brasil e outros assuntos. A exposição conta com cerca de 30 documentos, entre reproduções de cartas, de fotografias, cartões-postais e de publicações de jornais, junto a uma vitrine com alguns livros e revistas modernistas.
SERVIÇO:
Os três museus funcionarão de quarta a sábado, das 12h às 16h;
Visitas apenas por agendamento via site de cada museu.
Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 - Paraíso - São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador e videoguia em libras.
Entrada gratuita
Exposição Coestelário
Artistas: Guilherme Gontijo Flores e Daniel Kondo
Curadoria: Luiz Gustavo Carvalho
Em exibição até o dia 11 de julho
Casa Guilherme de Almeida
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo | Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 - Sumaré, São Paulo/SP
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Entrada gratuita
Acervo de Guilherme de Almeida e Baby de Almeida
Longa duração
Classificação indicativa: livre
Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo
Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Entrada gratuita
Exposição | Morada do Coração Perdido
Curadoria: Carlos Augusto Calil
Longa duração
Classificação indicativa: livre
Exposição | Mário & Alphonsus revisitados
Classificação indicativa: livre
Exposição | Tarsivaldo
Classificação indicativa: livre
REDES SOCIAIS