Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Imdb
Divulgação/Imdb

Existem muitos filmes e séries que falam sobre pessoas com deficiência, mas poucos são aqueles que realmente trazem uma pessoa PcD para atuar. Então, o site da TV Cultura fez uma lista de filmes que abordam sobre o assunto e dão o espaço adequado para atores com deficiência. Veja mais:

1- Special

É uma série de televisão americana de comédia que estreou na Netflix em 12 de abril de 2019. A história é baseada no livro autobiográfico "Sou especial: E outras mentiras que contamos a nós mesmos", de Ryan O'Connell, que interpreta o protagonista da comédia.

A série acompanha Ryan Hayes, um jovem gay com paralisia cerebral, que para conseguir um estágio, esconde sua deficiência dizendo ter sequelas de um atropelamento. Outros objetivos do personagem é ir morar sozinho, longe da mãe controladora e engatar em um relacionamento amoroso.

Ator principal: Ryan O'Connell

2- Colegas

O filme brasileiro lançado em 2013 conta a história de Stallone, Aninha e Márcio, grandes amigos que vivem juntos em um instituto para portadores da Síndrome de Down. Um dia, inspirados pelos filmes que assistem na videoteca local, resolvem fugir para realizar seus sonhos, roubando o carro do jardineiro. O caso chega até a imprensa e a polícia coloca dois policiais trapalhões para encontrarem os jovens, que estão dispostos a viver essa grande aventura.

Atores principais: Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola

3- Speechless

É uma série americana que estreou em 2016, que conta a história de uma família com integrantes de personalidade única. A mãe é britânica e faria tudo para defender seu marido e filhos, o marido não se importa muito com o que os outros pensam, a filha mais nova que é atlética, o filho do meio que age como o "cérebro" da família e o mais velho, que tem um humor penetrante e paralisia cerebral. Juntos eles enfrentam barreiras para conquistar um novo lar, lutando contra injustiças reais e imaginárias.

Ator principal: Micah Fowler

Veja imagens: Webstory: Filmes e séries com atores com deficiência

4- Fuja

O mais novo filme da Netflix, lançado em 2021, conta a história de uma adolescente que sofre de inúmeras doenças, inclusive paralisia, que a colocou em uma cadeira de rodas. Ela é educada em casa por sua mãe.

O comportamento estranho apresentado pela mãe começa a deixar a jovem desconfiada de que algo está errado. Ao encontrar um remédio que tomava com a receita para a mãe, ela passa a questionar tudo o que está acontecendo, suspeitando que algo muito mais sinistro está por trás do que sua mãe faz.

Atriz principal: Kiera Allen

5- O Oitavo Dia

O filme lançado em 1997 conta a história de um empresário estressado, que trabalha no departamento comercial de um banco belga e foi abandonado por sua esposa e filhas há pouco tempo. Deprimido, ele se dedica ao trabalho durante os 7 dias da semana. Até que um dia ele decide vagar pelas estradas da França, sem rumo definido. Após quase atropelar Georges, que sofre de Síndrome de Down, ele decide levá-lo para casa, mas suas relações se fortalecem tanto que não consegue se desprender do novo amigo.

Ator principal: Pascal Duquennes