Onde fica?
Localizado no extremo leste do Tocantins, faz divisa com a Bahia, Maranhão e Piauí e é uma região do cerrado brasileiro que engloba vários municípios e diferentes áreas de preservação, entre elas o Parque Estadual do Jalapão.
Paisagem
O Jalapão abriga chapadas e serras cobertas por vegetação dourada de savana e cerrado, dunas alaranjadas e formações de rocha vermelha por uma área de 34 mil km².
A paisagem é cortada por rios, cachoeiras e fervedouros - nascentes em que as águas brotam da areia. Todas têm águas transparentes, potáveis e em tons de azul e verde.
Parque Estadual do Jalapão
É uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região leste do estado. O território do parque tem uma área de 158.970,95 hectares e está distribuído pelos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins.
A região é predominantemente de cerrado ralo e de campo limpo com veredas, sendo considerada a principal atração do estado.
Veja imagens: Webstory: Conheça o Jalapão (TO)
Pontos turísticos
As dunas são um destino obrigatório em todos os roteiros oferecidos pelas agências no Jalapão. O mesmo acontece com a Cachoeira do Formiga e a Cachoeira da Velha.
Outro ponto turístico imperdível são os fervedouros, entre os mais bonitos e famosos estão: O Fervedouro Bela Vista, Fervedouro do Ceiça.
Por último e não menos importante, é imprescindível realizar a trilha que sobe a Serra do Espírito Santo e subir as dunas e a Pedra Furada, onde os raios ao fim de tarde formam cenários deslumbrantes.
Melhor época para visitar
O Jalapão pode ser visitado durante todo o ano. A temperatura média na região fica por volta dos 30°C. O que deve ser observado é o período de seca e de chuva. A temporada seca vai de maio a setembro, sendo que os meses de maio a julho são os melhores para viajar.
Com a proximidade do final da seca entre agosto e setembro, a baixa umidade do ar pode deixar o ambiente mais desconfortável e a vegetação terá perdido o verde.
Como chegar
Não há aeroportos na região do Jalapão, por isso o único meio de transporte até lá é por via terrestre. Para quem chega de outros estados, o ideal é ir de avião até Palmas, capital do Tocantins, e de lá seguir de carro até o Jalapão. Ainda é um destino com acesso difícil. Isso porque a maioria das estradas da região é de terra ou areia fofa.
O terreno traiçoeiro faz com que carros atolem com frequência, especialmente na época da seca, quando o solo arenoso se torna ainda mais fofo, dificultando a locomoção de veículos sem tração nas quatro rodas. Para viajar ao Jalapão é altamente recomendável um veículo 4×4 e um motorista experiente em estradas de areia.
Assista a viagem pelo Jalapão feita pela TV Cultura:
REDES SOCIAIS