Muitas pessoas têm o desejo de pilotar aviões e serem responsáveis por levar os passageiros para diversos destinos, mas nem todas sabem como chegar ao objetivo. O site da TV Cultura entrevistou o instrutor de voo do Aeroclube de São Paulo Giovanni Pizzingrilli para entender o passo a passo para se tornar um piloto. Veja:
Tipos de de carteira de Piloto
Piloto Privado (PP)
O interessado deve ter mais de 18 anos e ensino médio completo, além de realizar o exame médico para obtenção do Certificado Médico Aeronáutico de 2ª Classe. O exame custa em torno de R$ 450 e é realizado em clínicas habilitadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O cadastro deve ser feito obrigatoriamente antes na Agência Nacional.
Curso teórico: O interessado pode optar por estudar sozinho ou procurar uma escola que ensine o curso teórico de Piloto Privado, que pode passar de R$ 2.500. São quase quatro meses de aulas, com as seguintes matérias:
- Conhecimentos Técnicos;
- Meteorologia;
- Teoria de Voo;
- Navegação Aérea;
- Regulamentos de Tráfego Aéreo.
Prova da ANAC: Ao final do curso teórico, o aluno precisa fazer a prova da ANAC. O teste está dividido entre as cinco matérias estudadas. São 3h para fazer a prova digital e é necessário acertar 70% das 100 questões. Não pode acertar menos de 14 questões em cada segmento.
Em caso de reprovação em até duas das cinco matérias, o candidato ainda tem uma chance para refazer a prova com apenas as matérias que não foi aprovado. Se for reprovado de novo, será testado nas cinco matérias novamente. Não há limite de tentativas.
Cada matéria da prova o valor é de R$ 68,21, totalizando R$ 341,05.
Horas de voo: O aluno deve ter no mínimo 40h voadas e é obrigatório voar 10h de voo solo diurno e 5h de voo de navegação. O exame de cheque, custa em torno de R$ 300 e é feito com um piloto autorizado pela ANAC, que pode ser um inspetor de Aviação Civil ou um instrutor do aeroclube.
O valor da hora de voo varia conforme o aeroclube, o avião escolhido, a cotação do dólar e o preço do combustível na época, mas hoje está em uma média de R$ 700.
Aprovado, o novo piloto está pronto para pilotar voos não remunerados em monomotores (com apenas um motor). Para mais detalhes, veja o site da ANAC.
Piloto Comercial (PC)
Para avançar para o piloto comercial é necessário voltar para a sala de aula e seguir novamente todos os passos. O aluno deve fazer o curso técnico de Piloto Comercial, onde as matérias se repetem, mas com foco na profissionalização.
A porcentagem de acertos e o valor da prova também são os mesmos. Também será preciso tirar um novo Certificado Médico Aeronáutico, mas agora de 1ª Classe.
O piloto deve voar no mínimo 150h e 60h delas são de navegação (voo por instrumentos, com no mínimo 40 milhas de distância) e algumas horas de voos noturnos. O valor médio passa de mil reais. Para mais detalhes, veja o site da ANAC.
Aprovado na prova teórica e na prática, o piloto está habilitado para trabalhar como piloto comercial.
Voo por Instrumento (IFR)
Essa habilitação pode ser feita junto com o curso de Piloto Comercial e o piloto aprenderá a operar aeronaves com base nos computadores de bordo do próprio avião. O aluno passará por um voo de cheque feito por um examinador da ANAC.
Veja imagens: Webstory: Passo a passo para se tornar um piloto de avião
Voo em Multimotor
A maioria dos pilotos tiram essa habilitação junto com o curso de Piloto Privado. Parte das horas mínimas para o Piloto Comercial são feitas em aviões em multicolores, normalmente em um bimotor, o que quer dizer que nas horas da checagem da ANAC, o piloto realizará um único teste de voo para PC IFR Multimotor.
Instrutor de voo (INVA)
Muitos pilotos optam por ir no caminho de instrutor, porque é uma forma de conseguir todas as horas que as companhias aéreas pedem para contratar um piloto. Mas também é uma opção de carreira. Aqui o aluno terá que estudar para mais uma prova da ANAC, mas que abrange relações interpessoais, processo de ensino e aprendizagem, para que ele aprenda a ser um bom professor de voo.
Além da prova teórica, o interessado terá que realizar no mínimo 25 horas de voo e passar por um voo de cheque.
Piloto de Linha Aérea (PLA)
A certificação completa de PLA não é obrigatória para ingressar nas companhias nacionais, mas algumas veem isso como grande diferencial. Algumas exigem somente o PLA teórico, que seria a aprovação na prova da ANAC sem o voo de cheque, já no exterior, o certificado de Piloto de Linha Aérea é obrigatório.
Serão as mesmas etapas de sempre, prova teórica e cheque de voo, mas o piloto deve ter no mínimo 21 anos e 1.500h de voo. Para mais detalhes, veja o site da ANAC.
Quantas horas de voo as empresas pedem?
Cada companhia tem a sua exigência mínima de horas voadas pelo piloto. Em média varia de 500h a 1500h.
As companhias exigem alguma proficiência em inglês e cursos extras, faculdade de ciências da aviação e carteiras de habilidades em determinada aeronave são diferenciais positivos durante a candidatura.
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