É provável que, mesmo os nascidos após a década de 80, já ouviram falar sobre o Live Aid. O festival, realizado simultaneamente nos Estados Unidos e na Inglaterra, levou aos palcos expoentes do rock. O intuito era conscientizar a população sobre a crise humanitária pela qual passava a Etiópia e arrecadar recursos para combater a fome no país.
Naquele 13 de julho de 1985, o cantor e baterista Phil Collins chegou a propor que a data fosse celebrada todos os anos como o Dia Mundial do Rock. A ideia pode não ter sido adotada em todo o planeta como o artista sugeriu, mas passou a vigorar no Brasil nos anos 1990 – por iniciativa de duas rádios nacionais voltadas ao gênero musical.
Para comemorar, a TV Cultura separou alguns astros e bandas lendárias que marcaram a história do rock internacional. Acompanhe a lista a seguir!
Veja imagens: Webstorie: Astros e bandas que fizeram história no rock internacional
AC/DC
Formada em 1973 em Sydney, na Austrália, a banda passou por diferentes composições ao longo dos anos. Entre os discos mais apreciados do grupo estão Let There Be Rock You (1977), Highway to Hell (1979) e Back in Black (1980). Este último é um dos álbuns mais vendidos do mundo, com 50 milhões de cópias comercializadas.
Guns N’ Roses
Surgiu na década de 1980 em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim como o AC/DC, sofreu diversas alterações em sua formação. O álbum de estreia do grupo, intitulado Appetite for Destruction (1987), foi o mais vendido na época de seu lançamento. Welcome To The Jungle e Sweet Child O’Mine destacam-se como as canções mais ouvidas do Guns N’ Roses.
Janis Joplin
De família religiosa, começou a cantar desde cedo na igreja. Nos anos 1960, quando ingressou no curso de Artes Visuais na Universidade do Texas, iniciou a trajetória musical nos estilos folk e blues ao cantar em bares da região. Integrou a banda Big Brother and The Holding Company, com a qual lançou dois álbuns. Em carreira solo, participou do Festival de Woodstock. É considerada por muitos como a "Rainha do Rock and Roll".
Led Zeppelin
Os britânicos Jimmy Page, Robert Plant, John Bonham e John Paul Jones se reuniram em 1968 e, no ano seguinte, lançaram o primeiro disco da banda – batizado Led Zeppelin. Com o quarto álbum, lançado em 1971, alcançaram a marca de 40 milhões de cópias vendidas no mundo. Rock and Roll e Stairway to Heaven estão entre as canções mais tocadas do grupo.
Nirvana
Iniciada em 1987, a banda foi composta pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain, o baixista Krist Novoselic e obteve diferentes bateristas – sendo Dave Grohl o mais duradouro no grupo. Nevermind, disco lançado pelo trio em 1991, despontou o Nirvana na cena do rock internacional. Mesmo após a morte de Cobain, suas canções seguiram nas paradas de sucesso do gênero.
Patti Smith
Uma das principais referências femininas no rock, destacou-se no cenário da música na década de 70. Horses (1975), seu disco de estreia, rendeu-lhe o título de “poetisa do punk” e é tido como um dos mais influentes do estilo musical. Até hoje, a artista imprime o posicionamento feminista e libertário em seus trabalhos, entre livros de poesias e canções.
Pink Floyd
A banda britânica foi formada nos anos 60. Constituída por Roger Waters, Syd Barrett, Richard Wright e Nick Manson, ganhou destaque no gênero musical pelo experimentalismo e o tom psicodélico das canções. O disco Dark Side Of The Moon (1973), o mais vendido do grupo, virou referência para diversos artistas do rock que eclodiram posteriormente.
Queen
Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Decan juntaram-se no início dos anos 70 e, em pouco tempo, alcançaram o patamar de ícones do rock. Com A Night At The Opera (1975), quarto disco do grupo, ganharam visibilidade internacional. Entre as canções do álbum, destaca-se Bohemian Rhapsody, que funde o rock e a música clássica. A banda soma mais de 300 milhões de discos vendidos no mundo.
The Beatles
O grupo foi criado em Liverpool pelos britânicos John Lennon, Ringo Starr, Paul McCartney e George Harrison. Na década de 60, a banda passou a ganhar reconhecimento mundial. Os músicos obtiveram tanto sucesso que chegaram a ser condecorados pela Rainha Elizabeth II com a Ordem do Império Britânico. São autores de clássicos como Hey Jude, Let It Be e Come Together.
REDES SOCIAIS