Entrevistado de Marcelo Tas #Provoca desta terça (17), o físico Paulo Artaxo falou sobre mudanças climáticas.
"Costumo dizer: 'Gente, mudança climática não é o fim do mundo, não é uma catástrofe. O planeta vai encontrar maneiras de sair dessa por uma razão muito simples: nós não temos plano B, não temos outra alternativa. Não existe a possibilidade de termos um plano B", afirmou o especialista.
Veja o trecho:
A entrevista tratou dos resultados do relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) divulgado recentemente, que emitiu um "alerta vermelho" sobre o aquecimento global. De acordo com o documento, os seres humanos são responsáveis por um aumento de 1,07°C na temperatura do planeta.
Sobre o relatório, ele afirmou, em outro ponto da entrevista: "Não é uma catástrofe, é um recado da ciência de que o mundo deve, a partir de agora, mudar sua trajetória para uma trajetória de sustentabilidade. [...] Quem toma decisão não são os cientistas, são os nossos governantes. O que a ciência diz é: 'isso é o que nós precisamos fazer', esse é o papel da ciência."
Leia também: "O culpado é um sistema econômico insustentável", diz Paulo Artaxo sobre mudanças climáticas
"O planeta vai ter 10 bilhões de pessoas que vão ter que viver em harmonia com os conflitos naturais da nossa sociedade moderna. A nossa missão aqui não é simplesmente beber água, comer, dormir e pronto. A nossa missão é contribuir para construir uma sociedade mais justa, correta e sustentável", completou.
Leia também: China é líder em emissões, mas tem a transição mais rápida para energia renovável, diz Paulo Artaxo
Professor do Instituto de Física da USP e membro do IPCC, Artaxo também foi convidado do programa Opinião da última semana, que falou sobre o impacto das mudanças climáticas.
Assista à entrevista na íntegra:
O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
REDES SOCIAIS