Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Caio Oviedo
Caio Oviedo

Alguns estouraram durante a quarentena, outros já tinham nome e vem ocupando cada vez mais espaço na cena musical brasileira. Cada um com seu estilo, sua peculiaridade, sua contribuição particular ao mundo da música, todos com sede de criar e fazer arte. Seguem sete artistas nacionais para você conhecer:

1. Francisco, el Hombre (@franciscoelhombreoficial)

A banda, formada em 2013, é composta pelos irmãos mexicanos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte, e os brasileiros Andrei Martinez Kozyreff e Juliana Strassacapa. O estilo musical do grupo está sempre se transformando: "Em 2021 somos faísca e explosão. Punk-rock, eletro-punk e freak", é como eles se descrevem em seu perfil oficial no Spotify. Receberam expressivo reconhecimento em 2016, após o lançamento da música "Triste, Louca ou Má", uma das faixas do álbum "Soltasbruxa", que conta com mais de 24 milhões de streams no Spotify.

2. Besouro mulher (@besouromulher)

A banda é formada pelos amigos: Arthur Merlino, Bento Pestana, Sophia Chablau e Vitor Park. Em seu perfil no Spotify, o grupo explica as origens e inspirações de suas músicas: "Os quatro jovens exploram a linguagem da canção brasileira, sem esconder as claras influências da vanguarda paulistana". Em 2019 lançaram a música "Madalena" - um grande sucesso que já alcançou mais de 500 mil streams no Spotify -, faixa do álbum "Depois do Carnaval". "O (...) EP de cinco canções cria cinco universos diferentes que se conversam pelos arranjos e dizem muito sobre a nova geração", descreve a banda.

3. Jovem Dionísio (@jovemdionisio)

A banda curitibana, formada em 2019, é composta por cinco amigos de infância: Bernardo Pasquali, Rafael Duna, Gabriel Mendes, Bernardo Hey e Gustavo Karam. A banda vem crescendo desde o lançamento de seu primeiro álbum, também em 2019, intitulado "Dança entre Casais". Tiveram expressivo reconhecimento no início de 2020, com a música "Pontos de Exclamação". O hit ganhou versão eletrônica com os artistas Vintage Culture e Future Class e conta com mais de 34 milhões de streams no Spotify. 

Veja imagens: Webstory: Sete artistas nacionais para você conhecer

4. Rosa Neon (@rosaneonrosa)

A banda mineira formada há pouco mais de dois anos é carinhosamente apelidada de "Rosinha" pelos integrantes e fãs. O grupo era inicialmente formado por Marina Sena, Marcelo Tofani, BAKA, Mariana Cavanellas e Luiz Gabriel Lopes - os dois últimos deixaram o Rosa Neon em 2020. Os integrantes sempre tiveram carreiras individuais e enxergavam a participação na banda como algo secundário. No entanto, o crescimento do grupo foi tão explosivo que acabou ocupando a maior parte do tempo dos participantes, motivo pelo qual a banda eventualmente acabou, em março deste ano. O álbum, também chamado "Rosa Neon" é uma coletânea de canções animadas e criativas, com hits como "Fala Lá Pra Ela" , com mais de 3 milhões de streams no Spotify, e "Ombrim" - com mais de 4 milhões.

5. Clara Valverde (@claravalverde)

A cantora paulistana entrou na indústria musical em 2019 com o álbum "CASO SÉRIO". Seu estilo musical mistura elementos nacionais com beats estrangeiros, incorporados em letras criativas e interpretadas de forma suave e dominante por Valverde. "Sensualidade, firmeza e empoderamento com doçura, banhado no dendê" é como a cantora é descrita em sua página no Spotify. Seu hit "samba do moço bonito" conta com mais de 5 milhões de streams no Spotify. Sua faixa mais recente, intitulada "dessa água não beberei?", foi lançada ainda esse mês.

6. Dupla 02 (@dupla__02)

Thales Corrêa e Felipe Serson são os integrantes da Dupla 02. Apesar de serem jovens - ambos têm apenas 18 anos - eles já carregam uma vasta trajetória artística. Além do envolvimento na música, Thales também é dançarino e ator. Já Felipe, desenvolveu cedo o gosto por instrumentos: violão, guitarra, piano e baixo. Juntos eles produzem músicas enérgicas e criativas, cheias de beats, trazendo originalidade à cena musical brasileira. A música "SOPHYA" - com participação da cantora Sophia Chablau - tem mais de 20 mil streams no Spotify. Vale a pena conferir o videoclipe da canção - disponível no Youtube. O próximo lançamento do grupo ocorrerá nesta sexta-feira, dia 20, com o single "BALALAYKA".

7. Johnny Hooker (@johnnyhooker)

Pernambucano de voz potente, Johnny Hooker entrou na cena musical brasileira em 2015, com o álbum "Eu Vou Fazer Uma Macumba Pra Te Amarrar, Maldito!", que conta com o hit "Amor Marginal" - com mais de 13 milhões de streams no Spotify. Depois disso, veio outro grande sucesso em 2017, com o álbum "Coração", que contém as músicas "Caetano Veloso" e "Flutua", com participação do grupo Liniker e os Caramelows - recentemente relançada com Pabllo Vittar e Majur. O cantor também se tornou símbolo de resistência dentro da comunidade LGBTQIA + através de suas letras que repudiam a homofobia. Vale a pena conferir seu cover da canção "Pense em Mim", originalmente lançada pela dupla Leandro e Leonardo na década de 1990.