Obesidade
A obesidade em cães e gatos é um distúrbio nutricional que pode trazer alguns riscos e consequências negativas à saúde dos pets.
Alimentação
O hábito alimentar dos cães e gatos mudou muito nos últimos anos, principalmente devido à influência humana com o fornecimento de alimentos ricos em gordura, açúcar, sódio, condimentos, embutidos, laticínios, massas, restos de lanches rápidos ou refeições.
Problemas da obesidade
Pode aumentar o risco de aparecimento de várias outras complicações, como diabetes, doenças cardiorrespiratórias, imunodeficiências, problemas na coluna e membros, artrites, artroses, além de aumentar o risco anestésico, caso precise de alguma cirurgia.
Veja imagens: Webstory: Cuidados para tomar com seus animais obesos
Quando ocorre obesidade
A obesidade normalmente ocorre quando existe um aumento na ingestão calórica e a diminuição na atividade física. Também pode ocorrer por causas orgânicas (endócrinas/metabólicas) como Cushing (quando o cortisol, um dos hormônios mais importantes para o equilíbrio do organismo do animal, é produzido em excesso), diabetes, hipotireoidismo, entre outras. As avaliações e diagnósticos são simples e podem ser feitas no consultório veterinário.
O que fazer?
Veterinários nutrólogos e nutricionistas podem formular dietas apropriadas ao estilo de vida do pet e de seu tutor, com alimentos caseiros, balanceados corretamente, ou rações comerciais light ou terapêuticas para obesidade. Importante procurar um médico veterinário para mais informações e seguir adequadamente a dieta para sucesso na perda de peso e manutenção da qualidade de vida dos pets.
O que não fazer?
Fatores como pouca cooperação do tutor ao programa, ambiente pequeno, falta de exercícios, acesso a alimentos calóricos, consumo de outros alimentos e até mesmo fatores genéticos (raça, porte) são as causas potenciais de falhas em programas de redução de peso.
REDES SOCIAIS