Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Obesidade 

A obesidade em cães e gatos é um distúrbio nutricional que pode trazer alguns riscos e consequências negativas à saúde dos pets.

Alimentação

O hábito alimentar dos cães e gatos mudou muito nos últimos anos, principalmente devido à influência humana com o fornecimento de alimentos ricos em gordura, açúcar, sódio, condimentos, embutidos, laticínios, massas, restos de lanches rápidos ou refeições.

Problemas da obesidade

Pode aumentar o risco de aparecimento de várias outras complicações, como diabetes, doenças cardiorrespiratórias, imunodeficiências, problemas na coluna e membros, artrites, artroses, além de aumentar o risco anestésico, caso precise de alguma cirurgia.

Veja imagens: Webstory: Cuidados para tomar com seus animais obesos

Quando ocorre obesidade

A obesidade normalmente ocorre quando existe um aumento na ingestão calórica e a diminuição na atividade física. Também pode ocorrer por causas orgânicas (endócrinas/metabólicas) como Cushing (quando o cortisol, um dos hormônios mais importantes para o equilíbrio do organismo do animal, é produzido em excesso), diabetes, hipotireoidismo, entre outras. As avaliações e diagnósticos são simples e podem ser feitas no consultório veterinário.

O que fazer?

Veterinários nutrólogos e nutricionistas podem formular dietas apropriadas ao estilo de vida do pet e de seu tutor, com alimentos caseiros, balanceados corretamente, ou rações comerciais light ou terapêuticas para obesidade. Importante procurar um médico veterinário para mais informações e seguir adequadamente a dieta para sucesso na perda de peso e manutenção da qualidade de vida dos pets.

O que não fazer?

Fatores como pouca cooperação do tutor ao programa, ambiente pequeno, falta de exercícios, acesso a alimentos calóricos, consumo de outros alimentos e até mesmo fatores genéticos (raça, porte) são as causas potenciais de falhas em programas de redução de peso.