Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Garoa Livros
Divulgação/Garoa Livros

Morreu nesta quarta-feira (1º), o produtor musical João Carlos Botezelli, mais conhecido como Pelão, aos 78 anos, vítima de infarto. O lendário produtor paulista foi responsável por alavancar as carreiras de grandes nomes do samba de raiz, como Cartola, Nelson Cavaquinho e Adoniran Barbosa.

Dentre seus maiores feitos estão os álbuns antológicos de sambistas dos morros cariocas que ele convenceu gravadoras a lançar. Foi assim que ele conseguiu que Cartola lançasse seu primeiro disco, em 1974, quando já tinha 65 anos. 

Foi graças a Pelão que também gravaram seus primeiros LPs Carlos Cachaça, aos 74 anos, em 1976; Adoniran Barbosa, aos 64 anos, em 1974; e Nelson Cavaquinho, em seu primeiro álbum "sendo ele mesmo", também em 1973, quando já tinha 63 anos.

O produtor teve sua história contada no livro "Pelão - A Revolução Pela Música", do pesquisador Celso de Campos Jr., pela editora Garoa Livros. A obra recupera a saga do produtor que fez do resgate dos compositores populares sua bandeira política – e, com isso, se tornou também um protagonista da história da música brasileira.

O enterro de Pelão está marcado para esta quinta-feira (2), às 11h, no cemitério Gethsêmani, na capital paulista.

Leia também: Elton John anuncia álbum com participação de Miley Cyrus, Stevie Wonder e maisSergio Mamberti é internado em São Paulo devido a infecção no pulmão