A partir da próxima terça-feira (28), o Sesc São Paulo dá início à realização de uma série de atividades em celebração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e ao Bicentenário da Independência do Brasil (1822). O “Diversos 22 - Projetos, Memórias, Conexões” é uma ação em rede do Sesc São Paulo com programações on-line e presenciais em unidades na capital, interior e litoral do estado de São Paulo.
O projeto reúne atividades como seminários, cursos, festivais, programas musicais e audiovisuais, exposições artísticas e documentais, espetáculos em diferentes linguagens, publicações e reedições de obras literárias, com o objetivo de refletir criticamente sobre as movimentações instauradas por esse evento histórico.
Leia também: “Change”: Rita Lee e Roberto de Carvalho lançam nova música e clipe nesta segunda (27)
A abertura acontece com o seminário on-line “Diversos 22: Levantes Modernistas”, nos dias 28 e 29 de setembro, por meio da unidade do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. O seminário reúne 20 acadêmicos, artistas, pensadores, filósofos e pesquisadores com curadoria do professor Francisco Alambert e da equipe do CPF Sesc.
A ideia é pensar o significado da Semana de 22 no século de seu centenário, na abordagem das comemorações e críticas a ela feitas ao longo desses anos. A pergunta principal que norteia o seminário é: “O que a Semana e o Modernismo têm a dizer sobre 2022?”. A transmissão acontece na página do Sesc São Paulo no Youtube.
Leia também: Binho Ribeiro realiza terceira exposição na Galeria Alma da Rua
Segundo Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “esta efeméride de 100 anos da Semana - e, na sequência, de 200 anos da Independência - constitui, portanto, oportunidade única para realizarmos uma reflexão profunda sobre o que somos, sobre como o passado se relaciona com o presente e nosso papel enquanto agentes culturais que constroem futuros possíveis (e utópicos)”.
Clique aqui e veja a programação completa no site do Sesc São Paulo.
REDES SOCIAIS