Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Instagram / @elzasoaresoficiais
Instagram / @elzasoaresoficiais

A cantora Elza Soares, de 91 anos, agradeceu, nesta quarta-feira (29), a repercussão nas redes sociais de pedido de ajuda para liberação de medicamento pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo a artista, após movimentação dos usuários, o órgão entrou em contato com ela para informar previsão de liberação em até 48 horas.

"Bom dia, gente! Deu certo. Vocês são demais. Ontem mesmo, o pessoal da Anvisa entrou em contato e deu previsão de liberação em 48h. Disseram que o atraso foi pelo aumento no volume dos pedidos. Vocês fizeram barulho e conseguiram!", escreveu.

Elza ainda afirmou que não passou na frente de outras pessoas que tenham feito a mesma solicitação: "Reforcei o pedido pra que minha solicitação fosse analisada respeitando os trâmites como qualquer outra pessoa. Aliás, gente, quando o corpo acaba o fim é o mesmo para todes. Minha saúde é ótima e sou muito grata por isso".

Leia também: Paula Lima e Art Popular estão na Virada SP Online deste sábado (2)

Sobre o caso

A cantora Elza Soares pediu ajuda nas redes sociais para conseguir a liberação de um medicamento pela Anvisa. "Eu já não sei mais o que fazer, então peço ajuda de vocês para que minha indignação chegue até alguém da Anvisa. Preciso de uma medicação que eles têm que liberar. É uma questão de saúde", escreveu a artista.

Elza relatou que o pedido inicial foi protocolado no dia 6 de setembro, e um prazo de cinco a 15 dias úteis foi requisitado pela agência para a resposta. "Hoje, dia 28, essa resposta já está atrasada. 23 dias depois, nem resposta deles eu consigo. Não quero tratamento privilegiado. Sou uma pessoa como todas as outras", disse.

Ao site da TV Cultura, a Anvisa apontou que um crescimento na demanda fez com que aumentasse o prazo de avaliação da liberação de medicamentos. "Em 2021, os pedidos já superaram em 14% todos os pedidos do ano passado. É de se destacar que, apesar do processo ser digital e simplificado, as solicitações de importação de medicamentos sem registro no país demandam uma análise de cada processo", diz a agência em nota.

Leia mais: The Killers e Phoebe Bridgers lançam clipe da parceria “Runaway Horses”