Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Em 1985, com o princípio da retomada da democracia no Brasil após a ditadura militar, Roberto Medina pôde tirar do papel o plano de criar no país um festival de música. Naquele ano, surgiu o Rock in Rio. A ideia deu tão certo que o evento é um dos maiores do mundo e continua levando aos palcos grandes artistas e atraindo milhões de fãs.

Se você nasceu antes dos anos 1980, deve se lembrar bem da repercussão do espetáculo. Ao longo de 10 dias, a cidade maravilhosa recebeu 31 músicos, entre eles estrelas nacionais e internacionais, e reuniu na plateia mais de um milhão de pessoas. Para refrescar a memória, selecionamos algumas bandas e cantores que participaram da primeira edição do festival.

Veja imagens: Webstory: Artistas da primeira edição do Rock in Rio

AC/DC

A banda australiana se apresentou em dois dias do evento musical. Entre as canções tocadas, destacam-se Highway to Hell, Back in Black, Let There Be Rock e Hells Bells. Na ocasião, os shows somaram mais de 500 mil fãs na plateia. O grupo retornaria ao Brasil no ano seguinte e em 2009, para turnês no país.

Barão Vermelho

Ainda com Cazuza na formação, a banda trouxe aos shows do festival faixas tocadas na turnê Maior Abandonado, iniciada no ano anterior. Bete Balanço, Todo Amor Que Houver Nessa Vida e Pro Dia Nascer Feliz são alguns dos sucessos reproduzidos no evento. A apresentação, uma das mais marcantes do grupo, virou um DVD.

Blitz

Reunido no início da década de 1980, o grupo carioca subiu aos palcos da primeira edição do Rock in Rio em duas datas. Na primeira, antecedeu o show do cantor e compositor Rod Stewart. Na segunda, que fechava o festival, foi a terceira banda a se apresentar, aquecendo o cenário para a entrada do grupo britânico Yes.

Iron Maiden

Foi na estreia do Rock in Rio o primeiro show do Iron Maiden no Brasil. O vocalista Bruce Dickinson feriu o olho com sua guitarra logo no início da apresentação. Apesar do ocorrido, a banda britânica continuou até o final e garantiu um evento histórico tanto para o grupo quanto para o país. Os músicos participarão novamente do festival em 2022.

Ney Matogrosso

Responsável pela abertura do evento, Ney Matogrosso iniciou seu repertório com a canção América do Sul, do disco Água do Céu - Pássaro. O artista também deu voz à música Rosa de Hiroshima, em uma performance que incluía pombos brancos no palco. Para fechar o show, cantou Pro Dia Nascer Feliz, clássico eternizado por Cazuza.

Os Paralamas do Sucesso

Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone se apresentaram no terceiro e no sexto dia do festival. Os shows se basearam nos dois discos lançados pelo trio nos anos anteriores: Cinema Mudo, de 1983, e O Passo do Lui, de 1984. Meu Erro, Mensagem de Amor e Óculos foram alguns dos hits reproduzidos pelo grupo no evento.

Queen

Um dos registros mais marcantes da história do rock foi a participação da banda britânica no festival. O primeiro dia de apresentação do grupo reuniu cerca de 300 mil pessoas, maior público do espetáculo naquele ano. We Are The Champions, Love of My Life e We Will Rock You fizeram parte do show. A apresentação é retratada no filme Bohemian Rhapsody.

Rita Lee

Na década seguinte à sua saída do grupo Os Mutantes e após dois anos longe dos palcos, a artista participou do sexto dia de apresentações, que seria encerrado por Rod Stewart. Rainha do rock brasileiro, ela entoou clássicos como Ôrra Meu, Miss Brasil 2000 e Esse Tal de Roque Enrow e, claro, investiu bastante nos figurinos.

Scorpions

O Rock in Rio também trouxe a banda Scorpions ao Brasil pela primeira vez. Uma das marcas do show do grupo foi a guitarra de Matthias Jabs, com estampas nas cores da bandeira brasileira. O músico presentearia Roberto Medina, fundador do evento, com o instrumento e o recuperaria anos depois, com o retorno dos alemães ao festival em 2019.

Ozzy Osbourne

Outro artista que estreou em solo brasileiro no primeiro Rock in Rio foi Ozzy Osbourne. O músico fez shows em duas datas do evento: no sexto e no penúltimo dia. Ex-vocalista do grupo Black Sabbath, o britânico relembrou sucessos da banda, além de entoar canções lançadas já em carreira solo.