Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Conhecida por seus filmes e séries de sucesso, a plataforma de streaming Netflix também tem vários documentários disponíveis. Os documentários disponíveis variam nos mais diferentes temas, desde música, cultura e esportes até política, escândalos e crimes. Segue abaixo uma lista de cinco documentários para assistir na Netflix.

1. Atleta A

    Esse documentário de 2020 conta, através dos relatos das vítimas, os escândalos de abusos físicos, psicológicos e sexuais envolvendo o time nacional de ginástica dos EUA. O principal foco é o ex-médico da equipe, Larry Nasser, condenado em 2018 por abusar sexualmente de centenas de meninas menores de idade.

    Também é apresentado como a diretoria do time sabia das acusações contra Nasser e não tomou as providências cabíveis. O caso está se desenrolando até hoje e, recentemente, levou quatro ginastas, incluindo a campeã olímpica Simone Biles, ao Senado americano para depor contra a negligência das autoridades ao lidar com as denúncias.

    2. AmarElo: É Tudo Pra Ontem

      Esse documentário de 2020 é ambientado durante um show do rapper Emicida. A apresentação contém as músicas do álbum “AmarElo”, cujas letras são permeadas por reflexões sociais a respeito do Brasil enquanto um país construído sob estruturas de preconceito, desigualdade e racismo.

      Difícil não se emocionar com as performances de Emicida e seus convidados que colocam um verdadeiro espetáculo no palco do grandioso Theatro Municipal de São Paulo. O rapper paulistano esclarece a escolha do local: “Não tem uma viga, uma ponte, uma rua que não tenha tido uma mão negra trabalhando. E vários daqueles moleques, eles nunca pisaram no Municipal”.

      3. Com a palavra: Arnaldo Antunes

        Esse documentário de 2019 conta a trajetória de Arnaldo Antunes. Ex-participante da banda Titãs, Antunes é um artista nato. Cresce e brilha fazendo seu ofício, cantando, escrevendo, performando.

        No longa, o espectador é colocado em um diálogo com Antunes, que relembra como foi crescer nessa indústria. Também é retratada a história do surgimento dos Tribalistas, banda de sucesso da qual Arnaldo Antunes participa junto com Marisa Monte e Carlinhos Brown.

        Veja Imagens: Webstory: Cinco documentários para assistir na Netflix 

        4. What Happened, Miss Simone?

          Esse documentário de 2015 conta a trajetória da cantora Nina Simone enquanto ícone mundial do jazz. Com participação da sua filha Lisa Simone Kelly, o longa demonstra a vida conturbada da artista. Ao mesmo tempo que era idolatrada nos palcos, sofria na vida pessoal, tendo um relacionamento abusivo com seu marido Andrew Stroud.

          A cantora era envolvida com o movimento negro, por isso muitas de suas canções são consideradas hinos revolucionários. Além disso, o documentário comenta sobre o diagnóstico de bipolaridade que Simone recebeu na década de 1980.

          5. Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy

            Essa série documental de quatro partes conta a história do assassino em série Theodore Bundy. Lançada em 2019, os episódios trazem à tona a trajetória jurídica de Bundy, desde sua primeira acusação, até ele ser condenado à pena de morte em 1979.

            Bundy ficou conhecido por ser uma figura peculiar, apesar das centenas de vítimas - todas mulheres -, ele atraia olhares femininos por ser um homem “charmoso”. Ele defendeu a si mesmo nos julgamentos, e demonstrava acreditar até o final que sairia impune. 

            A Netflix também lançou o longa "Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal", inspirado na história. No filme, o ator Zac Efron interpreta Bundy enquanto contracena com a atriz Lily Collins, que interpreta a ex-mulher do assassino.