Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @thebatman
Reprodução/Instagram @thebatman

Criado em 1939 por Bob Kane, o Batman é um dos principais personagens da DC Comics, e ao longo dos anos diversos roteiristas e diretores contribuíram para moldar a personalidade do homem morcego. Mas, no final, são os atores que nos deixam na memória as diferentes versões de Bruce Wayne. Relembre seis atores que interpretaram o Batman nos cinemas.

1. Christian Bale

Dirigido por Christopher Nolan, a trilogia "O Cavaleiro das Trevas" é considerada por muitos o melhor filme de super heróis da história do cinema. O protagonista dos três filmes da saga foi feito pelo ator Christian Bale, que trouxe uma intensidade para o personagem que nunca havia sido vista antes. O segundo filme da franquia, "Batman: O Cavaleiro das Trevas", veio em 2008, sendo um grande sucesso de bilheteria e deu a Heath Ledger um Oscar póstumo por sua interpretação do Coringa. A trilogia acabou com o filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge", e até hoje é considerado o melhor filme do Homem-Morcego.

2. Michael Keaton

A primeira trilogia do Batman nos cinemas começou com o diretor Tim Burton, comemorando o 50º aniversário da criação do personagem. O primeiro protagonista da franquia foi interpretado por Michael Keaton, bastante conhecido por seus papéis cômicos. Ele enfrentou uma rejeição mundial quando foi anunciado para o filme em 1989, mas o ator provou que todos estavam errados e, em parceria com o diretor Tim Burton, trouxe legitimidade à franquia.

Veja imagens: Webstory: Cinco atores que interpretaram o Batman nos cinemas

3. Val Kilmer

Em "Batman Eternamente", de 1995, Val Kilmer tem a difícil missão de substituir Michael Keaton que após a saída do diretor Tim Burton, que também não aceitou participar do terceiro filme da franquia. Nesta nova versão, o homem morcego de Kilmer enfrenta dois vilões conhecidos: Duas Caras e Charada. Mesmo com um elenco de peso, o filme do diretor Joel Schumacher não foi um grande sucesso entre os fãs do herói.

4. Ben Affleck

O Batman vivido pelo ator Ben Affleck nos últimos filmes do herói, como "Batman vs Superman", "Esquadrão Suicida" e "Liga da Justiça", dividiu os fãs. Alguns gostaram da sua natureza agressiva, já a outra parte não gostou da atuação de Affleck. Embora ele tenha afirmado em 2017 que estava aposentado do papel, o ator foi confirmado para interpretar o Batman no novo filme da DC, o "The Flash".

5. George Clooney

Um quarto e último filme da franquia que iniciou no final dos anos 80 com Tim Burton foi introduzido por Joel Schumacher, e desta vez o ator escolhido para interpretar o Homem-Morcego no filme "Batman & Robin" em 1997 foi o galã George Clooney. Porém, o filme foi um grande desastre, sem contar com os mamilos de morcego no traje. No ano de 2013, Clooney afirmou em uma entrevista que guardava uma foto de si mesmo como Batman para se lembrar de quão ruim tinha sido sua escolha.