Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

O mês de outubro é conhecido por abrigar o feriado mais assustador de todos, o Halloween - ou "Dias das Bruxas", no Brasil. A data, celebrada oficialmente no dia 31, é marcada por fantasias, o tradicional "doce ou travessuras", abóboras expressivas e muitos filmes de terror. 

Derivado da  tradição celta, o Halloween nasceu de um festival pagão chamado Samhain, que tradicionalmente consistia no uso de fantasias para se proteger e afastar fantasmas. Atualmente, o feriado é um dos maiores do Ocidente. 

Veja mais: Imagens: Sete clássicos do terror dos anos 70 e 80 

Uma das tradições que passou a completar o feriado consiste em uma noite recheada de filmes de terror, ao lado de amigos e um balde grande de pipoca. 

Atualmente, o terror é gênero bem disseminado, mas longas da década de 1970 e 1980 foram considerados revolucionários, verdadeiros marcos. Confira abaixo uma lista de sete clássicos da época: 

1. O Exorcista 

Primeiro terror a ser indicado para a categoria de Melhor Filme do Oscar - junto com outras 9 nomeações -, esse filme de 1973 é considerado um marco para o gênero. Surpreendendo os próprios produtores, O Exorcista foi um completo sucesso de bilheteria, causando reações potentes ao público da época. Com cenas inesquecíveis, o longa levou dois Oscars para casa (Melhor Roteiro e Melhor Mixagem). 

2. O Massacre da Serra Elétrica 

Esse filme de 1974 pode ser considerado um marco no terror, por se passar em uma grande capital estadunidense, ao passo que a maioria das narrativas da época eram ambientadas em cidades remotas. Nessa trama, um grupo de jovens viajantes cai nas mãos de uma família texana completamente lunática e tem que resistir a figura que aparece usando uma máscara de pele humana e portanto uma motosserra. 

3. O Iluminado

Sem dúvida um dos terrores mais conhecidos de todos os tempos, o que poucos sabem é que O Iluminado só ganhou prestígio dentro de seu gênero, e do cinema em geral, depois de anos de seu lançamento em 1980. Marcado por uma atuação impecável de Jack Nicholson, o filme é especialmente macabro. Os personagens - claramente insanos -, a ambientação e a trilha sonora, dão o tom sinistro e peculiar ao filme. 

4. Sexta-feira 13 

A franquia de "Sexta-Feira 13", que conta a história do assassino Jason Vorhees, é considerada icônica dentro do gênero do terror. Com a primeiro parte lançada em 1980, o longa foi mal recebido pela crítica, apesar de ter um dos maiores plot twists da história. O enredo gira em torno de um acampamento abandonado, onde um menino teria morrido anos antes. 

5. Halloween 

Dirigido por John Carpenter, Halloween é considerado um dos maiores clássicos do terror. Lançado em 1982, ele revoluciona uma era de filmes do gênero, especialmente aqueles que envolvem assassinos (os "slasher"). 

A trama gira em torno de Michael Myers, um assassino brutal e com problemas psiquiátricos, e tange uma temática complexa: o mal sem motivo aparente. O longa ainda conta com a participação da brilhante Jamie Lee Curtis - a mãe de Sexta Feira Muito Louca - fazendo sua estreia na indústria ao interpretar Laurie Strode

6. Carrie, A Estranha 

Lançado em 1976, Carrie pode ser o título mais complexo dessa lista. É um longa intenso, que aborda a temática da crueldade humana e suas consequências. Extremamente protegida por sua mãe religiosa, Carrie é um alvo fácil para humilhações e bullying por parte de seus colegas. O filme é baseado no primeiro conto do escritor Stephen King. 

Ao desenvolver poderes telecinéticos, Carrie passa a exercer uma vingança sob seus companheiros de escola, resultando na cena icônica do baile de formatura sangrento. Considerado também um suspense e uma comédia sombria, o filme é um marco do terror e no cinema mundial. O filme levou ganhou dois Oscars pelas atuações impecáveis Sissy Spacek, que interpreta Carrie e Piper Laurie, a mãe da protagonista. 

7. O Brinquedo Assassino 

Esse filme de 1988 introduz o maior símbolo dos bonecos em filmes de terror: Chucky. Apesar de não ter sido pioneiro, sua aparência infantil e inocente pode ser considerada revolucionária. 

No enredo, Chucky é o companheiro de Andy, um garoto de sete anos completamente inocente. Quando o boneco começa a cometer crimes, o menino passa a levar a culpa, apesar de ser apenas mais uma vítima. 

A franquia tem uma legião de fãs fiéis, que conquistaram, junto com os produtores, a incrível marca de sies filmes sobre o boneco amaldiçoado. Um verdadeiro clássico, Chucky não poderia ficar de fora dessa lista.