Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Neste sábado (13), a série original da TV Cultura “Último Pouso” apresenta a Real, companhia aérea que chegou a ser a maior da América Latina, na década de 50, e a sétima maior do mundo. O episódio vai ao ar a partir das 22h30, na TV Cultura.

A edição conta desde o início da companhia aérea, em 1945, até a decadência, no final da década de 60, quando foi incorporada pela Varig. O episódio ainda relembra Linneu Gomes e Sebastião Paes de Almeida, que participaram da construção e crescimento da empresa.

Leia também: Virada SP Online deste sábado (13) tem shows de Chico César, Bia Ferreira e Falamansa

O grande salto da Real veio em 1954, quando passou a operar os voos intercontinentais, saindo do Rio de Janeiro com destino a Miami. A Real sempre propôs grandes investimentos na frota e infraestrutura. Além disso, foi a primeira a estabelecer uma rota para Brasília e transportou diversas vezes o ex-presidente Juscelino Kubitscheck.

O episódio ruma ao final relembrando o rápido desenvolvimento da indústria automotiva, o aumento nos custos, na inflação e a desvalorização da moeda nacional, que levaram a Real a ver sua trajetória chegar ao fim quando foi comprada pela Varig.

Leia também: Viviane Araújo nega gravidez e afirma que ela e o marido pretendem ter filhos