Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Arquivo/TV Cultura
Arquivo/TV Cultura

Em entrevista a Marcelo Tas no #Provoca desta terça-feira (16), Any Gabrielly, cantora e dançarina brasileira do grupo musical internacional Now United, falou sobre como o racismo se manifestou durante sua infância. A artista conta que conviveu com poucos colegas negros e muitas situações de preconceito.

“Queria estudar numa escola particular, fazer o curso de teatro musical, que era caro, e tudo era bolsa, porque eu me esforçava muito, era muita ralação. Mas eu não era aceita, eu não era convidada para as festinhas, não recebia muitos elogios, e a única coisa que me colocava numa posição de destaque era minha voz. Era muito raro achar uma pessoa preta, no colégio em que eu estudava tinha mais uma só. No colégio inteiro”, declarou.

Leia Também: “Quando vejo que estou me perdendo, volto aos meus amigos e família”, diz Any Gabrielly sobre a fama

A cantora relembrou os tristes episódios de racismo que sofreu em ambientes frequentados predominantemente por brancos, como a escola em que estudava. Ela afirma que essas situações a impactam até os dias de hoje.

“Tinha um menino, e ele era muito racista, ele sempre ficava fazendo barulhinho de macaco quando eu entrava na sala. Aí chegou um dia que ele me tacou uma banana e eu voltei chorando pra casa. Minha mãe é branca de cabelo loiro e ela foi pra uma reunião da escola e escutou os pais desse menino falando ‘fez certo! Deveria ter feito mais! Eu sou médico e salvo gente preta, esse bando de bandido’. Então o que aquela criança reproduzia pra mim, ele escutava dos pais”, declarou.

Confira o Trecho:


Assista ao programa na íntegra:


Leia Também: Mês da Consciência Negra: Escola Porto Iracema das Artes tem programação especial com apresentações artísticas