Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/IMDB
Reprodução/IMDB

Uma sessão especial do filme “Marighella” será exibida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista nesta sexta-feira (3). A sessão terá início às 17h e terá presença de Maria Fernandes Marighella (neta de Carlos Marighella), ex-presidente Lula Inácio da Silva (PT) e ex-ministro Fernando Haddad (PT), assim como participação de uma parte do elenco.

Dia 5 completam 110 anos do nascimento do revolucionário baiano, autor do famoso “Mini-manual do guerrilheiro urbano”.

Estrelado por Seu Jorge e dirigido por Wagner Moura, o filme retrata os últimos cinco anos de vida de Marighella (1911-1969), e foi inspirado na biografia escrita pelo jornalista Mário Magalhães.

Leia mais: Museu Judaico de São Paulo é inaugurado neste domingo (5)

Militando pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi deputado federal do Rio de Janeiro, Carlos rompe com o partido e entra na luta clandestina contra a ditadura militar no Brasil. Foi o fundador da Ação Libertadora Nacional (ALN), e se tornou um dos guerrilheiros mais procurados durante os anos 60.

Com estreia marcada para 20 de novembro de 2019, quando se completaram 50 anos da morte do militante, foi o primeiro ano de governo do presidente Jair Bolsonaro, e as exibições do filme foram canceladas, por conta de um “filtro” que o governo pretendia colocar contra a Agência Nacional do Cinema (Ancine).

A estreia chegou dois anos depois, e a estreia foi dia seis de novembro, durante um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Prado, no sul da Bahia.

Leia também: Bienal do Livro do Rio de Janeiro 2021 reúne educação, cultura e literatura