Estreia na TV Cultura, nesta quinta-feira (16), o documentário inédito “Aracy: a Brasileira que Desafiou o Nazismo”. O filme traz a história de Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, a brasileira que virou heroína e ganhou o título de Justa entre as Nações - prêmio criado pelo Memorial do Holocausto em reconhecimento a todos os não judeus que, durante a Segunda Guerra Mundial, salvaram vidas de judeus perseguidos pelos nazistas.
Aracy foi uma mulher à frente do seu tempo. Após o divórcio, no início da década de 1930, foi para Hamburgo, na Alemanha, onde trabalhou no consulado brasileiro. Lá conheceu aquele que se tornaria seu marido, o escritor brasileiro João Guimarães Rosa - autor de "Grande Sertão: Veredas", um dos maiores clássicos da nossa literatura.
Leia também: Globo de Ouro 2022: veja a lista dos indicados da premiação
A edição inédita vai ao ar a partir das 20h30. A repórter Lais Duarte faz um perfil detalhado da saga de Aracy na Alemanha. Inconformada com a perseguição nazista ao povo judeu, ela correu riscos para desafiar o governo alemão e ajudar famílias a fugirem do país com vistos de turistas. Parentes de sobreviventes dão relatos emocionantes sobre a importância de Aracy para a suas famílias.
O documentário teve acesso a documentos raros e históricos, além do acervo de fotos da família de Aracy, que provam a coragem da brasileira no período do Holocausto, quando 6 milhões de judeus foram executados a mando de Hitler.
Entre os entrevistados estão a historiadora, professora do centro de pesquisas sobre Brasil colonial e contemporâneo na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Mônica Schpun, autora do livro “Justa”, e os netos de Aracy, Eduardo Tess Filho e Vera Tess.
Leia também: Após ter perfil nas redes desativado, Marina Sena desabafa: “Insuportável, é bullying”
REDES SOCIAIS