Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Anderson Jacob
Divulgação/Anderson Jacob

O projeto Circular Arte na Praça Adolpho Bloch chega à quinta edição com a mostra “CONCRETA MENTE JÁ”. A abertura acontece neste sábado (19), a partir das 11h, em São Paulo. Idealizado e realizado pela Farah Service, o evento se consolidou como uma opção de entretenimento cultural ao ar livre e gratuita e já começou a se expandir para outras praças da cidade. Cada edição tem um tema diferente inspirado no meio ambiente.

Desta vez, Marc Pottier, curador do projeto desde a primeira edição, inaugurada em 2019, pediu aos artistas convidados uma revisitação do neoconcretismo, que tem como principais representantes o escritor e crítico de arte Ferreira Gullar e a artista plástica Lygia Clark. O movimento carioca bateu de frente com a geometria atribuída aos engenheiros e físicos, e defendia que o racionalismo roubava a qualidade das obras de arte, afastando o olhar frio como se as produções fossem meras máquinas.

“A força do projeto é convidar os artistas para dialogarem com o espaço, sempre ligados ao ambiente. Nesta edição, abri uma pequena exceção quanto ao tema, primeiro porque em 2022 se comemora um século do Modernismo no Brasil. Em segundo lugar, escolhi o neoconcretismo porque é um marco histórico nas artes visuais no Brasil, onde as obras saem da parede para viver outro tipo de espaço. Convidei artistas de São Paulo e também de outros estados para saber como eles pensam esse movimento nos dias de hoje”, explicou Pottier.

Leia também: Wanda Sykes, Amy Schumer e Regina Hall apresentarão Oscar 2022

“Essa é mais uma oportunidade da população apreciar obras de artistas renomados em um espaço aberto”, disse Marcio Rea, presidente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A, apoiadora do evento.

Os artistas convidados da 5ª edição são Alberth Murta e Aline Volpato, assume vivid astro focus, Isabela Etchenique, Isabella Lescure, Janet Vollebregt, Joe Seiler, Maria Lynch, MrBands, Martin Levêque, Noel Marinho, Ricardo Machado e Tom Lisboa. Eles vão somar ao acervo permanente da praça que inclui obras de Ciro Schu, Douglas White, Hugo França, Lucas Dupin, Oskar Metsavaht, Janaina Mello Landini e Verena Smit.

A exposição poderá ser visitada até 30 de junho e é totalmente gratuita.

Serviço:

5ª Edição do projeto CIRCULAR - Arte na Praça Adolpho Bloch

Local: Praça Adolpho Bloch (Av. Brasil, s/n - Jardim Paulista, ao lado da Paróquia Nossa Senhora do Brasil - São Paulo, SP)

Abertura: 19 de fevereiro

Horário: 11h

Visitação: de 19 de fevereiro a 30 de junho

Leia também: Banda Fresno anuncia turnê com shows em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e mais