Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/IMDb
Reprodução/IMDb

"Peaky Blinders" é uma série da Netflix que cativou diversas pessoas. Ambientada em 1919, em Birmingham, Inglaterra, ela mostra a vida de uma organização criminosa de origem cigana. A história se passa após a Primeira Guerra Mundial, e tem foco no líder da gangue, Thomas "Tommy" Shelby (Cillian Murphy).

Fique por dentro de alguns motivos para você acompanhar essa série tão conhecida.

1- Ambientação

Por ser uma série ambientada após a Primeira Guerra, a Inglaterra ainda tem resquícios de conflitos, e a série recria as ruas de Birmingham fielmente. O figurino também conta com roupas de época. 

2- Baseada em fatos reais

A série é baseada em uma gangue conhecida como Peaky Blinders, que existiu em Birmingham durante o final do século 19. A gangue recebeu o nome após costurarem lâminas em suas boinas, o que se tornou a marca registrada.

Além disso, a série também traz figuras importantes da história. Conforme a narrativa se desenrola, o tempo passa e mostra um pré-Segunda Guerra Mundial, trazendo Winston Churchill como uma figura importante para a trama dos gangsters.

3- Personagens femininas fortes

Uma das maiores forças dentro da série são as mulheres, com um papel muito importante. A força mais marcante da série é Tia Polly (Helen McCrory), que é a matriarca da família que dirigiu o negócio dos Shelbys enquanto os homens estavam na guerrra. Além dela, outras mulheres são símbolos de representatividade, como Ada Shelby, Lizzie Stark, Gina Gray, Linda Shelby e Grace Burgess.

Veja imagens: Webstory: Motivos para assistir "Peaky Blinders"

4- Roteiro de Steven Knight

O roteirista britânico, que já foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original com "Dirty Pretty Things", é quem dá cor e ação à série. Com história intrigante, roteiro engenhoso e reviravoltas, Steven sempre ouviu de seus pais as histórias e os contos da gangue. Na época, os Peaky Blinders eram famosos pelas casas de apostas e agiotismo.

5- Ótimo elenco

A série, que começou com uma pequena produção, tem nomes grandes do entretenimento, como os protagonistas Sam Neill, Helen McCrory, Noah Taylor e Cillian Murphy. Assim como Paddy Considine, que se juntou a série um pouco depois.

6- Série fácil de maratonar

Com seis episódios por temporada, a 6ª temporada teve o trailer divulgado no 1º de janeiro e sua estreia foi dia 27 de fevereiro de 2022.