Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

A TV Cultura exibe nesta quinta-feira (31/3), dia que foi deflagrado o Golpe Militar no Brasil, em 1964, o longa-metragem documental “Libelu - Abaixo a Ditadura” (2020), vencedor do 25º Festival É Tudo Verdade. Inédito na TV aberta, a produção vai ao ar a partir das 23h.

O documentário apresenta Liberdade e Luta, um grupo trotskista universitário que surgiu em 1976. Impulsionada por uma organização clandestina internacionalista, a tendência estudantil ganhou fama ao retomar a palavra de ordem “Abaixo a Ditadura”. Seus integrantes eram famosos pela irreverência e abertura cultural.

Leia também: Banda Bamboo BR anuncia clipe com participação de brasileiro campeão mundial de skate

Entre os anos 1970 e 1980, Libelu se tornou adjetivo, sinônimo de radicalidade e, para adversários, inconsequência política. Passadas quatro décadas, onde estão e o que pensam os jovens trotskistas que foram às ruas contra os generais?

“Libelu - Abaixo a Ditadura” foi dirigido e escrito por Diógenes Muniz, com produção e distribuição da Boulevard Filmes

Leia também: Podcast sobre Renato Russo aborda lado político, artístico e social do cantor

Divulgação/TV Cultura