Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook Portela
Reprodução/Facebook Portela

O carnaval do Rio de Janeiro é conhecido mundialmente, seja pela beleza das alegorias, o samba no pé das passistas, o bailado do casal de mestre-sala e porta-bandeira, ou pelass cores vibrantes que chamam atenção do público e expressam a cultura brasileira.

Saiba quais são as cinco escolas com mais títulos!

1. Portela

Conhecida como “Majestade do Samba”, a escola fundada em 1923 é detentora de 22 títulos. O último campeonato da Portela, que traz uma águia como seu símbolo, foi no ano de 2017 com o enredo ‘Quem Nunca Sentiu o Corpo Arrepiar Ao Ver Esse Rio Passar’.

2. Mangueira

A Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira foi fundada em 1928, ganhou seu primeiro carnaval em 1932 e ao longo de sua trajetória conquistou 20 títulos. Com as cores verde e rosa, a última vitória da escola veio em 2019, com “História Pra Ninar Gente Grande’, onde retratou na Sapucaí os marginalizados pela história do Brasil.

3. Beija-Flor

Com 14 conquistas, a escola do município de Nilópolis, em atividade desde 1949, traz em seu pavilhão as cores azul e branco. Tem como intérprete o famoso Neguinho da Beija-Flor e em seu último campeonato em 2018 levou à avenida o enredo ‘Monstro É Aquele Que Não Sabe Amar. Os Filhos Abandonados da Pátria Que Os Pariu’.

Veja imagens: Webstory: Escolas de samba do RJ com mais títulos

4. Salgueiro

Originária do Morro do Salgueiro, a agremiação fundada em 1953 conquistou nove títulos. Em sua bandeira traz as cores vermelho e branco. A escola, que está há 13 anos sem uma vitória, tem como seu último samba enredo campeão ‘Tambor’, que é aclamado até hoje.

5. Império Serrano

Com a mesma quantidade de títulos que o Salgueiro (nove), a escola de samba localizada no Morro da Serrinha, Zona Norte do Rio de Janeiro, foi fundada em 1947. A agremiação tem como cores o verde e branco e como símbolo tem uma coroa imperial brasileira. O carnaval de 1982, com o enredo ‘Bumbum Paticumbum Prugurundum’, foi sua última conquista.