Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

A popularização dos jogos eletrônicos tem aumentado no Brasil. O país atingiu a marca de 74,5% de sua população que diz jogar games. A 9ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), principal levantamento do setor, revela um crescimento em relação ao ano anterior de dois pontos percentuais.

Dentro do público gamer, a maioria dos usuários é composto por mulheres, que representam 51% dos jogadores.

‘’Ainda assim, o que o levantamento nos diz é que não existe idade para jogar jogos eletrônicos, uma vez que a diferença percentual entre as mais variadas faixas de idade é equilibrada. Pessoas entre 30 e 34 anos, por exemplo, representam 12,9% dos jogadores no Brasil, e quem tem de 35 a 39 anos representa 11,2% do público’’, acrescenta Carlos Silva, sócio da GoGamers.

Leia mais: “Legacy of the Beast World Tour 22”: Iron Maiden anuncia show inédito em Ribeirão Preto

Segundo a pesquisa, a faixa etária de 20 a 24 anos predomina no público gamer, com 25,5%. Em seguida, o hábito é comum entre os adolescentes de 16 a 19 anos, com 17,7%. Entre os adultos, as pessoas de 25 a 29 anos representam 13,6% dos jogadores.

A maioria do público que consome jogos eletrônicos se identifica como parda ou preta, com 49,4%, seguida pelos gamers que se declaram brancos, que representam 46,6%.

“Os jogos eletrônicos se solidificam cada vez mais em sua significativa importância na vida dos brasileiros, independente de sexo, idade ou até mesmo classe social, como uma das plataformas de entretenimento mais relevantes”, diz Guilherme Camargo, sócio do Sioux Group e professor na pós-graduação da ESPM.

A PGB é desenvolvida pelo Sioux Group e GoGamers em parceria com Blend New Research e ESPM. Em 2022, o estudo ouviu 13.051 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 11 de fevereiro e 7 de março.

        (Crédito: Pexels)

Leia também: Filme ‘’The Batman’’ já está disponível no catálogo da HBO Max