Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O Brasil tem vários representantes reconhecidos pelo mundo, a prova disso são os prêmios entregues aos nossos artistas em cerimônias de diferentes países. Confira alguns deles:

1. Fernanda Montenegro

Seus maiores prêmios internacionais vieram pelo cinema e da TV. Em 1999, Fernanda se tornou a única brasileira a ser indicada para o Oscar. Já em 2013, foi a primeira a ganhar o Emmy Internacional de Melhor Atriz em Televisão, pelo papel de Dona Picucha, no especial ‘’Doce de Mãe’’. Durante sua carreira, foi premiada em festivais na França, Alemanha, Rússia e Estados Unidos.

2. Carlinhos Brown

Ele já foi indicado 10 vezes para o Grammy Latino e ganhou duas: Em 2003, com Tribalistas, e em 2004, com Carlito Marrón. Além disso, ‘’Real in Rio’’, composta com Sérgio Mendes para o filme de animação ‘’Rio’’, em 2011, foi indicada como Melhor Canção Original no Oscar, instituição da qual é membro.

3. Tom Jobim

O compositor, cantor, maestro e pianista Antônio Carlos Jobim ajudou a criar o som da bossa nova. Ele começou tocando em clubes na noite carioca e ganhou reconhecimento internacional. Em 1964, ganhou o Grammy de Música do Ano pela sua parceria com Vinícius de Moraes em "Garota de Ipanema". Nessa disputa, eles concorriam contra Elvis, Rolling Stones e Beatles.

Veja imagens: Webstory: Brasileiros que ganharam prêmios internacionais

4. Chico Buarque

O lado intelectual e musical foi estimulado por sua mãe, pianista, e pelo pai, o historiador Sérgio Buarque. O reconhecimento internacional veio com três Grammys Latinos: Um pelo álbum em parceria com Edu Lobo, "Cambaio", de 2002, e dois com "Caravanas", de 2018. Na literatura, ele ainda ganhou o Prêmio Camões, de Portugal, em 2019.

5. Regina Casé

A atriz começou no teatro aos 16 anos. Ela foi premiada como Melhor Atriz em festivais na República Tcheca, Colômbia, Peru e Cuba, pelo papel em ‘’Eu, Tu, Eles’’. Já em 2016, ganhou o mesmo prêmio no Sundance Film Festival, nos Estados Unidos, pelo filme ‘’Que Horas Ela Volta?’’, e também venceu na Turquia e na Espanha com o longa ‘’Três Verões’’, de 2019.

6. Anitta

A cantora vem colecionando troféus e fazendo sucesso mundo afora. Os primeiros resultados internacionais foram vistos em 2014, quando foi indicada ao Grammy Latino e se tornou a brasileira mais jovem a se apresentar na cerimônia.

Anitta ganhou seis MTV European Music Awards (EMA), como Melhor Artista Brasileira. Em 2021, ela faturou o Melhor Artista Feminina no Latin American Music Awards, em Miami, e é uma das grandes promessas da música brasileira no exterior.