O Festival da Banana, que teria início neste sábado (4), na cidade de Teolândia, na Bahia, foi cancelado nesta sexta-feira (3) após pedido do Ministério Público da Bahia.
O município está em estado de emergência desde o final de 2021, quando as fortes chuvas atingiram o estado da Bahia. O governo de Teolândia chegou a pedir transferências por Pix para ajudar os desabrigados e vítimas das tempestades.
O sertanejo Gusttavo Lima era uma das atrações do evento e seu cachê seria de R$ 704 mil. Outros 27 artistas também participaram do festival, com o custo total de R$ 2 milhões. O valor corresponde a 40% do investimento do município em saúde no ano de 2021.
Leia mais: Marcelo Tas recebe Vera Iaconelli no Provoca desta terça-feira (7)
O cancelamento foi determinado pela Justiça por um pedido do MP-BA, que alegou que "não é possível que o mesmo município, que informou necessitar de ajuda e recursos para salvaguardar a sua população de catástrofe natural, mesmo vivenciando um estado de calamidade televisionado para o Brasil inteiro, anuncie, em poucos meses, a contratação de artistas com cachês incompatíveis com as dimensões, arrecadações, necessidades de primeira monta e saúde financeira do município”.
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) também foi intimada a suspender o fornecimento de energia nos locais onde as apresentações seriam realizadas.
Caso haja descumprimento da decisão, a prefeitura terá de pagar multa correspondente aos valores do contrato.
Leia também: Xbox terá ações especiais no mês do Orgulho LGBTQIA+
REDES SOCIAIS