Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura




No Provoca desta terça-feira (7), Marcelo Tas recebeu a psicanalista Vera Laconelli. Mestre e doutora em psicologia pela USP, escritora e colunista da Folha de S.Paulo, ela se dedica à pesquisa sobre família e faz reflexões sobre liberdade, costumes, relações afetivas e outros.

Uma das provocações de Tas durante a entrevista é como democratizar a psicanalise no Brasil, mas sem banalizá-la. Laconelli recorreu a Freud e contou que, após a Primeira Guerra, ele ajudou a fundar diversas clinicas pela Europa para atender toda a população afetada pelo conflito.

“O sonho do Freud. Um sonho que a assistência fosse um serviço público. Na época, só era possível se fosse financiado por milionários. Mas aquilo se desmantelou após ele precisar fugir da Áustria por conta dos nazistas”, contou.

Trazendo para o cenário atual, a pesquisadora falou que o objetivo é o mesmo dele: trazer clinicas de psicanalise para o público geral e formar profissionais que venham de diferentes regiões do país.

Leia também: “Totalmente alienados a uma fantasia, a um mito de um pai que não cai”, diz psicanalista sobre filhos de Bolsonaro

“Negros e pobres que possam ter acesso a informação e se tornarem psicanalistas. Hoje, no Brasil, o psicanalista é branco e de elite. Precisamos reverter isso. A psicanalise precisa ser brasileira”, concluiu.

Assista ao programa completo:


O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.