Auto-Tune é um software criado em 1997 que consegue afinar com facilidade a voz dos artistas. O objetivo é corrigir alguns erros e mudanças de tons permitindo que muitos artistas possam produzir mais precisamente suas músicas.
Hoje em dia é usado por muitos cantores, mas alguns abusam no efeito. Conheça alguns dos artistas que já se envolveram em polêmicas com o Auto-Tune.
1. T-Pain
Ao lançar “I’m Sprung”, mesmo com o sucesso que a música teve, T-Pain ficou mal visto pela indústria por um longo tempo, simplesmente por usar o auto-tune.
“Sempre que eu vejo alguém ser o primeiro em algo, nunca é valorizado. É sempre quem vem depois que ganha mais respeito”, comentou o rapper para o documentário da Netflix, “This Is Pop”.
2. Britney Spears
A cantora sempre foi adepta ao efeito, fazendo ótimo uso da ferramenta. Mas foi muito criticada quando lançou a música “I Should Be Easy” com Will.i.am. Na faixa, a voz da cantora está irreconhecível.
Na época muitos falaram que a música tinha excesso de Auto-Tune que deixou uma sonoridade estranha e sem identidade.
3. Paris Hilton
Com a música “Good Time” a artista recebeu críticas pois a faixa não possui variação de tons pelo uso excessivo da ferramenta.
4. Madonna
A rainha do pop já usou o software com a música “Autotune baby", que após o lançamento foi polêmica entre os fãs da cantora. A faixa é considerada uma das piores músicas do repertório da cantora.
5. Kanye West
O cantor foi criticado pelos fãs de rap após o lançamento da faixa “Love Lockdown”, que acharam que ele estava se distanciando das suas raízes e indo para um caminho mais pop.
6. Pedro Sampaio
O DJ já recebeu muitas críticas com o uso do efeito e já declarou que usa o auto-tune de “forma escancarada” desde o início de sua carreira.
Veja imagens: Webstory: Seis artistas que abusaram do auto-tune
REDES SOCIAIS