Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

Auto-Tune é um software criado em 1997 que consegue afinar com facilidade a voz dos artistas. O objetivo é corrigir alguns erros e mudanças de tons permitindo que muitos artistas possam produzir mais precisamente suas músicas.

Hoje em dia é usado por muitos cantores, mas alguns abusam no efeito. Conheça alguns dos artistas que já se envolveram em polêmicas com o Auto-Tune.

1. T-Pain

Ao lançar “I’m Sprung”, mesmo com o sucesso que a música teve, T-Pain ficou mal visto pela indústria por um longo tempo, simplesmente por usar o auto-tune.

“Sempre que eu vejo alguém ser o primeiro em algo, nunca é valorizado. É sempre quem vem depois que ganha mais respeito”, comentou o rapper para o documentário da Netflix, “This Is Pop”.

2. Britney Spears

A cantora sempre foi adepta ao efeito, fazendo ótimo uso da ferramenta. Mas foi muito criticada quando lançou a música “I Should Be Easy” com Will.i.am. Na faixa, a voz da cantora está irreconhecível.

Na época muitos falaram que a música tinha excesso de Auto-Tune que deixou uma sonoridade estranha e sem identidade.

3. Paris Hilton

Com a música “Good Time” a artista recebeu críticas pois a faixa não possui variação de tons pelo uso excessivo da ferramenta.

4. Madonna

A rainha do pop já usou o software com a música “Autotune baby", que após o lançamento foi polêmica entre os fãs da cantora. A faixa é considerada uma das piores músicas do repertório da cantora.

5. Kanye West

O cantor foi criticado pelos fãs de rap após o lançamento da faixa “Love Lockdown”, que acharam que ele estava se distanciando das suas raízes e indo para um caminho mais pop.

6. Pedro Sampaio

O DJ já recebeu muitas críticas com o uso do efeito e já declarou que usa o auto-tune de “forma escancarada” desde o início de sua carreira.

Veja imagens: Webstory: Seis artistas que abusaram do auto-tune