Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Nathan Dobbelaere
Nathan Dobbelaere Imagine Dragons durante apresentação na Bélgica

Um dos estilos musicais mais nostálgicos, sem sombra de dúvida, é o rock. Camisas de bandas dos anos 1980, trilha sonora de filmes e séries e belos discos de vinil. Mas isso não significa que a cena não evoluiu e não há nada novo.

No Dia Mundial do Rock, comemorado nesta quarta-fera (13), o site da TV Cultura preparou uma lisa de bandas que surgiram ou explodiram depois de 2010.

Leia também: Rolling Stones comemora 60 anos de seu primeiro show

Esse pequeno material vai te mostrar que há uma nova geração muito talentosa e está cheio de vontade de conquistar seu espaço.

1. The 1975

A banda britânica lançou seu primeiro EP em agosto de 2012, intitulado “Facedown”. Com Matty Healy no vocal, Adam Hann na guitarra, George Daniel na bateria e Ross MacDonald no baixo, a música “Chocolate” alcançou a 19ª posição na parada de singles do Reino Unido na primeira metade de 2013.

No início da jornada musical, o grupo realizou turnês como atração de abertura para bandas já estabelecidas no cenário do rock como Muse, The Neighbourhood e Rolling Stones. No segundo semestre daquele mesmo ano já estariam arrasando nos Festivais de Reading e Leeds.

Hoje contam com quatro álbuns de estúdio produzidos, “The 1975” de 2013, “I Like It When You Sleep, for You Are So Beautiful yet So Unaware of It” de 2016, “A Brief Inquiry into Online Relationships” de 2018 e “Notes on a Conditional Form” que é o mais recente lançado em 2020. A média de ouvintes mensais da banda no Spotify é de 9.8 milhões.

2. Bring Me The Horizon

A banda “Bring Me The Horizon” carrega uma boa bagagem musical nos 18 anos de atividade e já chegou a ocupar a segunda posição nos rankings Billboard 200 e Heatseeker Albuns Chart. São seis álbuns lançados desde 2006, além de outros dois gravados nas apresentações ao vivo no monumental Estádio de Wembley em Londres e no Royal Albert Hall junto da Orquestra de Parallax, conduzida por Simon Dobson.

O primeiro EP, “This Is What the Edge of Your Seat Was Made For”, chegou aos ouvintes em 2004. “Post Human: Survival Horror” de 2020 foi inspirado pelo jogo de videogame “Doom Eternal” após o vocalista Oliver Sykes se divertir com o game durante a pandemia da Covid-19, e convidar o compositor Mick Gordon que fez a trilha sonora para co-produzir as novas músicas.

Sykes dá voz aos singles da banda e ao seu lado estão os músicos Lee Malia na guitarra, Matt Kean no baixo, Matt Nicholls na bateria e Jordan Fish no teclado. O grupo foi indicado ao Grammy Awards 2019 na categoria de Melhor Música por MANTRA, e conta com múltiplas conquistas nas cerimônias “Kerrang!”, “Alternative Press!” e Prêmio John Peel de Inovação Musical.

No YouTube somam centenas de milhões de visualizações nos videoclipes, e no Spotify a marca de ouvintes mensais é de mais de 11 milhões de usuários.

3. DNCE

A banda formada pelo astro Joe Jonas, JinJoo Lee (guitarra), Jack Lawless (bateria) e Cole Whittle (baixo e teclado) chegou com tudo em 2015 e viu logo de cara a música “Cake By the Ocean” se tornar um hit absoluto nas paradas do mundo todo. Destaque para quando atingiram a nona posição da Billboard Hot 100 nos Estados Unidos.

Logo em seguida foi lançado o EP intitulado “Swaay”, seguido do primeiro álbum de estúdio “DNCE” em novembro de 2016 pelo selo Republic Records. A onda de popularidade se manteve ao serem nomeados para o Kids Choice Awards no mesmo ano na categoria Novo Artista Favorito.

O grupo havia dado uma pausa nas produções, já que o vocalista Joe retomou a jornada com os irmãos Nick e Kevin no retorno dos “Jonas Brothers”, trio que fez sucesso nos anos 2000 com o público adolescente, porém já voltaram a ativa e lançaram na última sexta-feira (8) a track “Got Me Good”.

O quarteto conta também com o EP “People to People” de 2018, e acumula pouco mais de 13 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

4. Twenty One Pilots

“Twenty One Pilots” chega para elevar ainda mais o nível da nossa lista! O duo formado pelo vocalista Tyler Joseph e o percussionista Josh Dun voou alto em 2015 quando lançou o quarto álbum de estúdio, “Blurryface”.

Os singles “Stressed Out” e “Ride” catapultaram a dupla ao estrelato absoluto, com cada um deles recebendo as certificações de ouro da Associação Americana da Indústria de Gravação. A música “Heathens” foi outro grande sucesso e fez com que emplacassem duas trilhas simultâneas no top-5 do ranking da Billboard, feito alcançado somente por Elvis Presley e Beatles até então. Esse single fez parte também da trilha sonora do longa Esquadrão Suicida nos cinemas em 2016.

A banda nascida em 2009 conta com seis álbuns de estúdio, o Grammy de Melhor Performance Pop em Dupla de 2017 por “Stressed Out”, o MTV Video Music Awards de Melhor Vídeo de Rock por “Heathens” em 2016 e diversos outros prêmios e indicações.

No Spotify a dupla soma cerca de 20 milhões de ouvintes mensais.

5. Foster The People

“Foster The People” traz um ritmo mais alternativo ao cenário do rock com os integrantes Mark Foster, Sean Cimino e Isom Innis. A banda nasceu em 2009 e no começo produziam apenas “jingles” comerciais.

No ano seguinte a música “Pumped Up Kicks” tornou-se o grande sucesso do grupo e os conduziu a um contrato com a gravadora Columbia Records. Após o lançamento do álbum “Torches” em 2011, o single viral atingiu a terceira posição do ranking Billboard Hot 100 e o 18º lugar no Reino Unido.

Em 2012 conquistaram o Billboard Music Awards na categoria Música de Rock do Ano por “Pumped Up Kicks”. Mark e seus companheiros ainda produziram outros dois álbuns de estúdio: “Supermodel” de 2014 e “Sacred Hearts Club” de 2017; foram indicados também duas vezes ao Grammy em 2012 e 2013.

O trio atinge uma média de cerca de 12 milhões de ouvintes mensais no Spotify.


6. Two Door Cinema Club

Apesar de Kevin Baird, Alex Trimble e Sam Halliday começarem a tocar juntos em 2007, “Tourist History”, o primeiro álbum da banda, chegou nas prateleiras em 2010. E já fez sucesso logo de cara. Ficou entre as mais ouvidas na Irlanda do Norte e também no Reino Unido.

O primeiro disco contém os principais hits do grupo, como “What you Know”, “Undercover Martyn” e “Something Good Can Work”.

Graças a esses grandes sucessos, eles, rapidamente, começaram a ser escalados para os lineups de grandes festivais na Europa e no mundo todo.

Além do primeiro trabalho em 2010, eles também produziram “Beacon” em 2012, “Gameshow” em 2016, “False Alarm” em 2019, e o mais recente projeto é “Lost Songs”, lançado durante a pandemia com versões alternativas de grandes sucessos.

Com mais de seis milhões de ouvintes mensais no Spotify, o Two Door Cinema Club está em turnê mundial e foi um headliners do Mita Festival, que aconteceu em São Paulo e no Rio de Janeiro no último mês de maio.

7. Imagine Dragons

Uma das bandas de rocks de maior sucesso dos últimos 10 anos. E os números comprovam isso. São mais de 50 milhões de ouvintes mensais nas plataformas digitais e se tornou o primeiro grupo da história a ter três músicas com certificações de diamante pelo RIAA.

“Night Visions”, primeiro álbum lançado em 2012, já está recheado de sucessos, como "It's time", "Radioactive”, que venceu o Grammy de ‘Melhor Performance de Rock’, e "On top of the world".

A enorme repercussão deu confiança para a produção de “Smoke + Mirrors” em 2015, “Evolve” em 2017, “Origins” em 2018 e “Mercury”, o mais recente lançamento do grupo.

A canção “Enemy”, produzida para a série Arcane de League of Legends, está com mais de 770 milhões de reproduções no Spotify.

O diferencial do grupo foi misturar o rock com elementos de outros estilos musicais, como o pop e o eletrônico.

8. Cage the Elephant

Banda americana formada por Matt Shultz, Brad Shultz, Jared Champion, Daniel Tichenor e Nick Bockrath estão na estrada desde 2006, mas o estouro começou em 2011, quando lançou “Thank you Happy Birthday”.

O álbum ficou entre os baixados no Itunes e alcançou a a segunda posição da Billboard logo na primeira semana de lançamento. O sucesso colocou a banda em turnê internacional, incluindo o Brasil em 2012.

O grupo continuou evoluindo e produziu o excelente “Melophobia”, álbum que contém alguns dos principais hits da banda, como “Cigarettes Daydreams” e “Come a Little Closer”.

Além do sucesso de público, eles também colecionam muitos prêmios. Conquistaram o Grammy para melhor álbum de rock duas vezes: em 2017 por “Tell Me I'm Pretty” e em 2020 por “Social Cues”.

9. Greta Van Fleet

Colocando um pouco de tempero na lista está Greta Van Fleet, banda formada pelos gêmeos Josh Kiszka e Jake Kiszka, o irmão mais novo Sam Kiszka e o baterista Daniel Wagner. A família colocou o pé na estrada em 2012 e conquistou uma legião de fãs com seus solos de guitarras e uma grande voz de Josh.

O primeiro álbum foi um grande cartão de entrada. “From the Fires” possui os principais hits do grupo e ainda conquistou o Grammy de “Melhor Álbum de Rock” do ano.

Também lançou o disco “Anthem of the Peaceful Army” em 2018 e, durante a pandemia, “The Battlle at Garden’s Gate”, que conta com os sucessos “Heat Above” e “Light My Love”.

10. Alabama Shakes / Brittany Howard

Quem disse que apenas homens podem liderar uma banda de rock e ser o centro das atenções no palco? Brittany Howard, vocalista e guitarrista do Alabama Shakes, mostra que essa pergunta nem faz sentido.

No início dos anos 2010, o grupo lançou dois excelentes álbuns: "Boys & Girls" de 2012, do single "Hold on", e "Sound & Color" de 2015, que tem "Don't wanna fight".

O primeiro disco teve três indicações para o Grammy, e o segundo conquistou os prêmios de Melhor Álbum Alternativo, Melhor Música de Rock e Melhor Performance de Rock, além de conquistar um prêmio técnico como a melhor engenharia de som de disco não-clássico.

Para a tristeza dos fãs, o grupo anunciou um hiato em 2018. Mas isso não foi o suficiente para parar Howard, que seguiu com o trabalho solo e venceu o Grammy de “Melhor canção de Rock” por “Stay High”.