Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura/Mariana Carvalho
Divulgação/TV Cultura/Mariana Carvalho

Marcelo Tas conversa, no Provoca desta terça-feira (9), com Sidarta Ribeiro, fundador do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutor em neurociência e capoeira.

Eles falam sobre o uso recreativo e medicinal da maconha, os estudos feitos com psicodélicos que comprovam os benefícios dessas substâncias, espiritualidade, amor e muito mais. Vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.

Na edição, Ribeiro comenta como os psicodélicos podem ajudar no tratamento de doenças. “As substâncias psicodélicas são remédios que foram descobertos por populações originárias (...) essas substâncias foram negadas pela sociedade urbana, contemporânea, eurocêntrica, foram combatidas por muitas décadas e hoje elas entram pela porta da frente da medicina, vêm transformando a psiquiatria, e dizendo que existe uma alternativa a esse uso cotidiano de antidepressivos convencionais”, afirma o neurocientista.

Leia também: Walter Hamada, chefe da DC Films, quase deixou posto por cancelamento de Batgirl, afirma site

Tas pergunta na entrevista sobre o uso recreativo e medicinal da maconha, e o que o professor sugere para quem tem medo das mudanças. “Que as pessoas se informem mais sobre o que está acontecendo fora do Brasil, em Israel, nos Estados Unidos e Canadá. É importante que se tenha acesso a mais remédios, não menos a liberação geral é o estado atual de coisas. Hoje uma pessoa de qualquer idade, genética, grupo de risco compra qualquer coisa com o nome de maconha.

Tas comenta: “e o liberou geral também serve para a farmácia da esquina que vende o que você quiser”. “As pessoas que dizem que são contra drogas, são as que normalmente não saem das drogarias”, destaca Sidarta.

O professor comenta ainda que tem sua própria religião, seu altar, e Tas brinca: você está virando xamã? “Todo mundo é meio xamã e quando você trabalha com neurobiologia, você entra em questões xamânicas (...) uma questão xamânica importante e que está em evidência por causa do advento da renascença dos psicodélicos na psiquiatria e da própria cannabis é a importância do contexto para a cura espiritual ou psíquica (...) o ambiente, o som, o cheiro, a companhia, quem está junto segurando a sua mão, que palavras foram ditas”, diz Ribeiro.

Leia também: São Paulo volta a ter festa das cerejeiras no Parque do Carmo após dois anos