Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @jamesfranco
Reprodução/Instagram @jamesfranco

O ator John Leguizamo, que participou de filmes como "Chef" (2014) e "Moulin Rouge" (2001), criticou a escolha de James Franco para interpretar Fidel Castro no filme independente "Alina of Cuba", ainda em fase de pré-produção.

Leia mais: Orquestra diferente: Beatmakers chamam atenção com música clássica mais rítmica

O colombiano reprovou fortemente o tema do longa e rejeitou a decisão de escalar Franco, que não é latino, para o papel do político cubano.

"Como isso ainda acontece? Como Hollywood nos exclui e também rouba nossas narrativas? Chega de apropriação, Hollywood e plataformas de streaming! Boicote! É uma história muito difícil de contar sem enaltecimento a Fidel, o que seria errado! Eu não tenho problemas com Franco, mas ele não é Latino!", escreveu o ator.

O longa “Alina of Cuba" será filmado na Colômbia, terá direção de Miguel Bardem, filho do diretor Juan Antonio Bardem e primo de Javier Bardem, e roteiro de Jose Rivera ("Diários de Motocicleta") e Nilo Cruz.

James Franco, astro de filmes como "Homem-Aranha" (2002) e "127 Horas" (2010), atuará ao lado de Ana Villafañe ("New Amsterdam"), que interpretará Alina Fernandez, filha de Fidel Castro.

O ator John Leguizamo é um defensor da representação latina em Hollywood. Em 2020, ele falou sobre o assunto para a revista People: "Somos menos de 1% das histórias contadas por Hollywood e plataformas de streaming quando somos quase 20% da população, 25% da bilheteria dos cinemas nos Estados Unidos."

Leia também: Maestro negro relata estereótipo na música clássica: “Sempre acham que sou pagodeiro”