Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

TV Cultura
TV Cultura

A TV Cultura transmitirá o primeiro episódio de "IndependênciaS", nesta quarta-feira (7), data em que se comemora Bicentenário da Independência do Brasil, às 22h00.

O telespectador poderá acompanhar a trama que mostra os impactos da chegada da família real no país. O elenco conta com a participação de Antonio Fagundes (Dom João VI), Daniel de Oliveira (D. Pedro I), Isabél Zuaa (Peregrina), Ilana Kaplan (Carlota Joaquina), Gabriel Leone (D. Miguel), Louisa Sexton (Leopoldina), André Frateschi (Chalaça) e Celso Frateschi (José Bonifácio).

Leia mais: TV Cultura lança minissérie sobre o bicentenário da Independência, dirigida por Luiz Fernando Carvalho

O cineasta e diretor da produção exclusiva, Luiz Fernando Carvalho, levanta pontos importantes sobre as figuras que não tiveram a devida importância reconhecida em meio a sociedade brasileira. Confira a seguir no monólogo “Grito no Ar Rasgado”:

“Partimos da necessidade de se contrapor à representação da independência emoldurada a partir de um gesto único. Ora, este gesto não existe. É uma falácia. A representação dos processos históricos precisa ser revista. Não acredito no quadro de Pedro Américo. Em tudo soa falso, espécie de fake news da época, imperialista e excludente. Nos perguntamos: onde estão as mulheres? Onde foi parar Maria Felipa, Leopoldina, Maria Quitéria e mártires como Soror Maria Angélica? José Bonifácio? Frei Caneca? Chaguinhas! E o povo, heróis anônimos de tantos levantes populares? Marisqueiras de Itaparica, onde? Foi preciso raspar a tinta grossa da oficialidade, foi preciso inscrever outros nomes, desbastando décadas e décadas de apagamento para que enfim se revelassem, emergindo do avesso da tela. Não estamos vandalizando nada materialmente, mas simbolicamente. Novos tempos exigem um novo quadro, equânime e plural, mas que já está sendo pintado pela própria sociedade brasileira".

A minissérie contará ao todo com 16 episódios, que serão exibidos semanalmente durante o ano.

Confira o teaser de "IndependênciaS":

Leia também: “A história tem que ser contada pelo povo”, diz Antonio Fagundes sobre a independência do Brasil