Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Priscila Corderi
Foto: Priscila Corderi

A Orquestra Sinfônica Heliópolis se apresenta no Masp, na Av. Paulista, no dia 15 de novembro. O concerto conta com uma estreia dupla: é a primeira vez em 2022 que o grupo se apresenta sob o comando de seu regente assistente, Paulo Galvão, além de trazer uma composição do próprio maestro, a “Fantasia para Orquestra nº 1”.

Na faixa da manhã, a apresentação se inicia às 11h, e tem ingressos a preços populares — com vendas na bilheteria do museu e no site. As entradas saem por R$ 10 a meia e R$ 20 a inteira.

Inicia o repertório “As Hébridas”, do compositor alemão Felix Mendelssohn. Na sequência, interpreta-se outra obra dele, sua Sinfonia nº 3, “Escocesa”, uma de suas composições mais apreciadas pelo público, e que assim como a mencionada anteriormente, também faz referência à Escócia — ambas foram inspiradas na viagem que fez pela Europa, em um momento de expansão de horizontes determinante para sua carreira musical.

Leia também: Netflix anuncia renovação de “Dahmer: Um Canibal Americano” para mais duas temporadas

Para fechar o repertório, a orquestra faz a estreia mundial da “Fantasia para Orquestra nº 1”, de Galvão. Composta no primeiro ano da pandemia, quando não havia perspectiva de um futuro livre do vírus, tem um tom sombrio, oscilante, com momentos de clímax e frustrações, que retratam as variações de humores, expectativas e possibilidades próprias do período.

Aos 29 anos, o maestro é ex-aluno do Instituto Baccarelli e integrou a Orquestra Sinfônica Heliópolis, onde atualmente é maestro assistente. Hoje, ainda é regente titular da Orquestra Juvenil Heliópolis.

Sobre o Instituto Baccarelli

É uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência em combinação com três eixos de grande importância: social, educacional e cultural.

É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, o que quebra diversas barreiras e incentiva o surgimento de outros projetos similares. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, em São Paulo. Ali, beneficia anualmente 1.200 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral.

A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais. Em 2022, assumiu a gestão de 12 unidades dos CEUS, em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação.

Leia também: "Lamborghini: The Man Behind the Legend" explora início da montadora italiana e embate com a Ferrari

Conheça patrocinadores e parceiros que apoiam as atividades artístico-pedagógicas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura:

Patrocínio Master: Unilever Brasil;

Patrocínio Ouro: Instituto Votorantim, B3 - Brasil, Bolsa, Balcão;

Patrocínio Prata: Instituto CCR, Kinea, Banco BV, Pfizer e Pró-Vida;

Patrocínio Bronze: Bradesco, Carrefour, Ultra, Grupo Ultra, Astra, Novelis, EMS, Ibiuna, Eletrobras Furnas, BTG Pactual, EDP, Alelo e Klabin;

Apoio: AT&T, Banco Daycoval, Avery Dennison, Havan, Banco Sofisa, Austral, Magazine Luiza, Verde Asset, CS Brasil, Motociclo, Isapa, Dufrio e Haganá;

Apoio Institucional: MASP, Mazars e Fundamento Marketing.