Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura/Nadja Kouchi
Divulgação/TV Cultura/Nadja Kouchi

A TV Cultura transmite, neste domingo (13), a última eliminatória do Prelúdio, que revela jovens talentos, e define quais serão os candidatos das semifinais do programa. Apresentada por Roberta Martinelli e Júlio Medaglia, a atração tem transmissão simultânea na TV Cultura e Rádio Cultura FM (103,3), a partir das 16h.

Ao palco, sobem os jovens músicos: Eloísa Rocha, violinista, que apresenta a Sinfonia Espanhola em ré menor para violino e orquestra, op.21, de Édouard Lalo; o trompetista Kalebe Requena, tocando o Concerto para Trompete e Orquestra, de Joseph Haydn; Gabriel Cordeiro, flautista que tocará Vivaldi, com o 3° Movimento do Concerto para Flauta e Orquestra; e Caio Vital, que toca o 3° Movimento do Concerto para Piano e Orquestra, de Tchaikovsky.

Leia também: Vera Magalhães homenageia Rolando Boldrin: “Um orgulho para nós da TV Cultura”

O júri especializado desta última prova das eliminatórias, que tem a difícil missão de selecionar quais são os músicos que passam para a próxima fase do programa, é formado pelo produtor musical João Marcello Bôscoli, a maestrina Alba Bomfim, o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo e o professor e criador do canal Piano que Toca, Antônio Vaz Lemes.

Sobre o Prelúdio

Existente desde 2005, o Prelúdio é um tradicional programa de música clássica da TV Cultura. Com formato inédito, tem como apresentadores o maestro Júlio Medaglia e a radialista Roberta Martinelli, que juntos levam tradição e jovialidade, objetividade e emoção às edições.

O programa abre portas do mercado de trabalho e de conceituadas instituições educacionais no Brasil e no exterior para os jovens talentos do país. Além da experiência única de tocar como solistas de uma orquestra, os participantes ainda ganham exposição diante de um grande público que faz parte da audiência do programa na televisão e nas redes sociais.

Leia também: Velório de Gal Costa será aberto ao público, em São Paulo, nesta sexta-feira (11)

Ao longo de mais de dez anos, o Prelúdio premiou vários talentos que hoje fazem parte das maiores orquestras do Brasil e lançou jovens que se destacam como grandes solistas da música erudita.