Marcelo Tas entrevista, no Provoca desta terça-feira (22), uma das figuras mais renomadas da cozinha contemporânea brasileira: Rodrigo Oliveira.
Além do trabalho atual, o presente também é um dos assuntos do programa. Tas relembra a formação de gestão ambiental de Oliveira e questiona se é necessário plantar muito para sustentar a atual população. Apesar de responder que sim, ele explica que não é preciso produzir tanto.
“A gente planta muito, mas, com certeza, menos do que plantamos hoje. Há uma área gigantesca dedicada a agricultura e ao sistema ‘agropastoril’. Nós precisamos plantar melhor, essa é a palavra. Muitas vezes se mede o rendimento de uma plantação com base em um produto. Mas a gente se esquece que em um sistema orgânico, entregamos mais do que um produto”, afirma Oliveira.
Ao longo da conversa, o chef explica o trabalho do Sitio Molungu, sua fazenda em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, que produz alimentos orgânicos. Na sua visão, ser orgânico deveria ser o mínimo para quem trabalha com isso.
Leia também: TV Cultura homenageia Erasmo Carlos com programação especial
“O orgânico é só um meio, não o fim. Nós não deveríamos se orgulhar de sermos orgânicos, isso é o básico. Não envenenar a terra, água ou as pessoas que estão comendo aquela comida”, conclui.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS