O anúncio da morte de Lloyd Morrisett foi dado nessa segunda-feira (23). Formado em psicologia pela Universidade de Yale, o fundador do seriado foi o primeiro a usar a televisão de modo didático para crianças. A atração de origem norte-americana foi adaptada para o Brasil e estreou no país em 12 de outubro de 1972, no Dia das Crianças, na tela da TV Cultura.
Veja abaixo cinco curiosidades sobre ‘Vila Sésamo’.
Garibaldo Azul
Diferente de sua versão original dos EUA, chamada de “Big Bird”, o personagem principal da atração, o pássaro Garibaldo, era azul ao invés de amarelo. A mudança de coloração aconteceu porque no começo dos anos 70 a maioria dos televisores dos brasileiros ainda funcionava nas cores preto e branco. A alteração na cor melhoraria a visualização do pássaro, que seria visto em tons de cinza.
Crianças do programa vinham de famílias carentes
De acordo com o escritor Rodrigo Bernardes, as crianças que atuavam no programa vinham de famílias carentes. Elas participavam da produção sendo elas mesmas nas gravações, sem seguir nenhum roteiro.
Foi um dos primeiros trabalhos de Sônia Braga na TV
A estrela brasileira do cinema e TV Sônia Braga, de ‘Gabriela, Cravo e Canela’, ‘Dona Flor e Seus dois Maridos’, ‘O Beijo da Mulher Aranha’ e ‘Bacurau’ fez parte da primeira geração de Vila Sésamo na televisão brasileira. Este foi um dos primeiros papéis dela nas telinhas.
Sônia interpretava a Professorinha Ana Maria. Pelo papel, ela ganhou o ‘Prêmio Helena Silveira’ na categoria de ‘Revelação Feminina’.
Leia Também: Round 6: segunda temporada é confirmada por diretor
O Garibaldo brasileiro
Jim Hanson, criador do “Big Bird”, já chegou a afirmar que o Garibaldo brasileiro, interpretado pelo ator Laerte Morrone, era “o mais divertido das produções mundiais”.
Garibaldo vacinado gerou polêmica nos EUA
Em uma postagem no seu perfil oficial do Twitter, em novembro de 2021, o “Big Bird” — Garibaldo — informou que já havia tomado o imunizante contra a Covid-19 e incentivou as crianças a se vacinarem, quando nos Estados Unidos, a vacina da Pfizer/BioNTech tinha sido liberada para crianças a partir dos 5 anos.
“Eu recebi a vacina contra a Covid-19 hoje! Minha asa está um pouco dolorida, mas ela vai deixar meu corpo extra protegido para me deixar, e deixar os outros, com saúde", publicou o personagem.
Na época, o post causou reações adversas em personalidades e políticos antivacina no país, como o senador do Texas Ted Cruz, do Partido Republicano, que criticou a campanha.
Em suas redes, o senador escreveu: “Propaganda de governo... para crianças de cinco anos de idade”. Outra senadora, dessa vez do estado do Arizona, também republicana Wendy Rogers, afirmou que Garibaldo seria "comunista".
Leia Também: Programa Lugar de Livros é finalista do Prêmio Jabuti
REDES SOCIAIS