Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Redes sociais
Reprodução/Redes sociais

Esta terça-feira (24) marca exatos 20 anos da morte de Mauro Mateus dos Santos, o "Sabotage". No dia 24 de janeiro de 2003, o artista com até então apenas 29 anos de idade foi morto após ser atingido por quatro tiros.

Antes de ser encontrado morto dentro de seu carro no bairro Saúde, na Zona Sul de São Paulo, pela manhã, o cantor havia deixado sua esposa, Maria Dalva da Rocha Viana, no ponto de ônibus. Na ocasião, dois disparos atingiram sua coluna vertebral, enquanto os outros atingiram sua mandíbula e sua cabeça.

Carreira

Muitos conhecem o rapper apenas por suas músicas, mas Sabotage também fez participações no cinema nacional e atuou em dois filmes: "O Invasor", de Beto Brant, e "Carandiru", de Héctor Babenco.

A passagem do artista nas telonas influenciou toda a cultura hiphop no Brasil, já que, antes disso, ainda nos anos 1990, os grandes nomes do rap preferiam "não se envolver" com a grande mídia. Na época, o estilo musical era fortemente repreendido.

Dentre suas músicas mais conhecidas, estão "Rap é Compromisso", "Um Bom Lugar", "Respeito é Pra Quem Tem", "No Brooklin", "Mun-Rá", "Na Zona Sul" e "Canão Foi Tão Bom", por exemplo.

Em vida, lançou apenas um álbum, o "Rap É Compromisso!", de 2001. Em 2016, 13 anos após sua morte, a voz de Sabotage ilustrou diversas canções em um álbum que levava o mesmo nome do artista.



Prêmios

Sabotage venceu quatro edições do Prêmio Hutúz - principal premiação do hip hop brasileiro, criado pela Central Única das Favelas (CUFA). Em 2002, levou as categorias "Revelação" e "Personalidade do Ano". Já em 2009, conquistou as categorias "Maiores revelações da década" e "Maiores artistas solo da década".