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O “Concerto de Gala” do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC), que acontece na próxima quinta-feira (26), promete entregar muito mais do que um show. Irá mostrar histórias. Pela primeira vez no Brasil, a harpista peruana Eve Matin exibirá suas composições autorais inspiradas nas poesias da professora e poeta iraniana Mahvash Sabet, presa política em seu país.

A história de Matin, por si só, já é muito grande. Ela é a primeira harpista do sexo feminino da história peruana. Além disso, os pais dela são iranianos e se mudaram para o país fugindo a crise iraniana que se anunciava no começo dos anos 2000.

A trajetória de Sabet é ainda mais complexa. Em 2008 foi presa pela primeira vez acusada por “espionagem a favor de Israel, insulto a santidades religiosas, propaganda contra a República Islâmica e corrupção na Terra”. Foram 10 anos de prisão.

Por não negar a própria religião, foi presa novamente e condenada em novembro do ano passado. A sentença de mais dez anos só foi revelada pelas autoridades em dezembro.

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Durante o encarceramento, Sabet se dedicou à poesia. De maneira clandestina, mandava para fora da prisão sua arte. Toda produção foi reunida na obra ‘Poemas Enjaulados’, editado pela Pre-Textos, publicado em 2020, e que serviram de inspiração para a harpista.

"Trazer a história de Mashvah reforça o espírito solidário do FEMUSC. Saudamos a iraniana por seu direito à liberdade religiosa, e de opinião, e Eve é uma musicista sensacional, estamos ansiosos pela apresentação dela", disse o maestro Alex Klein, idealizador do festival.

A organização espera que a apresentação de Matin cause uma comoção igual ao do “Concerto das Nações”, que aconteceu em 16 de janeiro, quando russas e ucranianas se apresentaram juntas.

O FEMUSC acontece entre os dias 8 e 28 de janeiro no SCAR Centro Cultural e outros locais espalhados por Jaraguá do Sul. Nos vinte dias de espetáculos, a programação conta com o tradicional “Concerto das Nações”, onde músicos de diferentes nacionalidades sobem ao palco enaltecendo a própria cultura.

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