Morreu nesta sexta-feira (10) aos 91 anos o cineasta Carlos Saura, considerado uma das grandes figuras da sétima arte espanhola com mais de 50 filmes, anunciou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha.
Leia mais: Velozes e Furiosos 10: Jason Momoa e Brie Larson aparecem em primeiro trailer oficial
De acordo com o jornal "El País", o diretor, fotógrafo e roteirista morreu em Madrid de insuficiência respiratória.
Saura "morreu hoje em sua casa aos 91 anos, cercado por seus familiares queridos", escreveu a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no Twitter, onde o descreveu como "um dos cineastas fundamentais da história do cinema espanhol".
La Academia de Cine lamenta profundamente comunicar el fallecimiento de Carlos Saura, Goya de Honor 2023. Saura, uno de los cineastas fundamentales de la historia del cine español, ha muerto hoy en su domicilio a los 91 años, rodeado de sus seres queridos. pic.twitter.com/VJMJZYnzm7
— Academia de Cine (@Academiadecine) February 10, 2023
Fotógrafo em seus primeiros ano, um hobby que levou para o resto da vida, Carlos Saura estreou no cinema em 1959, com Los Golfos.
O sucesso internacional veio nos anos 1970, com dois filmes vencendo o prêmio do júri no festival francês: “La Prima Angélica” (1973) e “Cría Cuervos” (1975). Ele viria a ganhar novamente o prêmio em 1983 com a gravação da ópera “Carmen”.
Em suas redes sociais, o ator espanhol Antonio Banderas lamentou a morte do amigo. “Com Carlos Saura morre uma parte muito importante da história do cinema espanhol. Deixa uma obra essencial para uma reflexão profunda sobre o comportamento humano. Descanse em paz, amigo”.
Con Carlos Saura muere una parte importantísima de la historia del cine español. Deja tras él una obra indispensable para la reflexión profunda sobre los comportamientos del ser humano.
— Antonio Banderas (@antoniobanderas) February 10, 2023
Descansa en paz amigo.#DEP #CarlosSaura pic.twitter.com/B7AU9wGWbU
Leia também: BRITs Awards acontece neste sábado (11); veja indicados e apresentações confirmadas
REDES SOCIAIS