Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O carnaval já começou e também é festa para as crianças. São Paulo tem uma programação especial com blocos para os pequenos. Além de estimular criatividade, é uma excelente oportunidade para os pais criarem memórias afetivas com os filhos.

“O carnaval é uma festa popular, faz parte da cultura do Brasil e trabalhar a cultura com os pequenos é muito importante, porque a cultura só vai sendo mantida através da reprodução dela. É um momento de criar memórias, e criar memórias para a criança é muito importante para o comportamento dela, para a estabilidade emocional, para que ela possa ter momentos de alegria”, explica a psicopedagoga Mariza de Azevedo Brum.

Um dos principais blocos paulistas voltados para o público infantil é o “Berço Elétrico”, que vai desfilar no próximo domingo, dia 19 de fevereiro, no bairro da Aclimação, zona sul da capital. Diego Rios, criador do bloco, conta que a ideia veio há seis anos com o objetivo de curtir o carnaval com o filho.

Leia também: Carnaval: prefeituras pelo Brasil fazem campanhas contra assédio durante a folia

“O que a gente quer proporcionar é isso, a gente quer trazer esses momentos de qualidade, trazer essa experiência festiva e tão cultural, tão popular, tão democrática e para ter esse residual positivo, uma lembrança boa, assim como eu tive e muitos pais têm na sua infância, a gente quer proporcionar isso agora para os nossos filhos”, diz Rios.

Para quem tem receio e tem medo de ter algum problema, a história de Jaqueline Sessa pode ajudar. A empreendedora levou o filho Jerônimo, de um ano e onze meses, em um bloco pré-carnaval e afirma que a experiência foi muito positiva.

“Procurei um bloco de crianças pequenas, porque ele tem menos de dois anos e foi essa experiência, um bloco que tinham muitas famílias, muitas crianças e ele amou mesmo a gente ficando pouco tempo. Era um bloco que me senti segura, porque eu vi todo mundo de olho em tudo, às vezes uma criança sumia, outro pai pegava junto, assim, não tinha empurra empurra”, conta Sessa.

Leia também: Descubra a história do Carnaval

Além do “Berço Elétrico”, confira outras opções de bloco na capital paulista para levar as crianças:

- 18 de fevereiro: Urubózinho na Freguesia do Ó às 9h

- 18 de fevereiro: Amoribunda na Vila Mariana às 11h

- 18 de fevereiro: Bloco das Emílias e Viscondes na Vila Buarque às 12h

- 19 de fevereiro: Saia de Chita na Pompéia às 9h

- 19 de fevereiro: Bloquinho de Gente Miúda em Perdizes às 10h

- 25 de fevereiro: Charanguinha do França na Vila Buarque às 10h

- 26 de fevereiro: Fraldinha Molhada no Jardim Anália Franco às 9h