A cantora Daniela Mercury é a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira (20).
A cantora é questionada pelo crítico musical Sérgio Martins se é possível traçar um paralelo entre a época em que a música “O Canto da Cidade” (1992) estourou e o momento político atual. Em 1992, o Brasil passou pelo processo de impeachment de Fernando Collor, e o axé representou, segundo ele, um novo tempo para o país.
Para Daniela, o axé é a trilha sonora de um Brasil profundo, solar, vibrante e amoroso. “Eu vi no ‘Canto da Cidade’, lá atrás, um sonho de trazer o samba/reggae para o Brasil. Salvador e a Bahia são uma pátria rítmica a parte”, diz.
“Eu via claramente que podíamos, com o samba, fazer o Brasil se olhar de novo e se amar. O Brasil precisava de música brasileira”, lembrou Daniela. A artista relembra que cresceu durante a Ditadura Militar e que foi crítica à música estrangeira e ao imperialismo.
Assista ao trecho:
Participam da bancada de entrevistadores a jornalista Luanda Vieira; Ademir Correa, diretor de conteúdo da Rolling Stone Brasil; Daniela Falcão, jornalista e fundadora da Nordestesse; a jornalista e socióloga Lia Rizzo; Lucas Brêda, repórter de música da Ilustrada, da Folha de S. Paulo; além do crítico musical Sérgio Martins.
Assista ao programa completo:
O programa vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Dailymotion, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS