Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O Roda Viva recebe a cantora Daniela Mercury nesta segunda-feira de Carnaval (20).

Conhecida como a Rainha do Axé, é formada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também é compositora, instrumentista, atriz, empresária e produtora musical.

No programa, a cantora responde sobre o etarismo. Há 10 anos, ela foi chamada de ‘velha’ em um show. Daniela Mercury avalia como a idade pode impactar nos patrocínios e no mercado da música.

“Acontece isso com mulheres, a questão do etarismo tem muito a ver com o machismo, porque atinge as mulheres. Eu não vejo falando que os homens estão velhos, parece que não tem idade para homem estar no palco. O etarismo tem a ver também com a misoginia [...] Eu não sabia como o mundo ia reagir com o meu envelhecimento, com o meu trabalho. Eu não tinha a expectativa de um trabalho tão longevo, de estar em cima do trio”, diz.

A artista responde ainda sobre como o etarismo impacta na música e na ideia de que mulheres mais velhas não podem cantar determinados ritmos.

“Eu acho que há uma diminuição no espaço [por conta da idade], não vou fingir que não acontece. Eu precisei testar caminhos para ver se seguia com o meu gênero ou não. Eu fiz testes, um show, e depois vi que seguiria com as músicas dançantes”, afirma.

Daniela ganhou o país nos anos 90 com o “Canto da Cidade” e, desde então, levanta bandeiras políticas e comportamentais, assuntos que serão abordados nesta edição.

Participam da bancada de entrevistadores a jornalista Luanda Vieira, Ademir Correa, diretor de conteúdo da Rolling Stone Brasil, Daniela Falcão, jornalista e fundadora da Nordestesse, a jornalista e socióloga Lia Rizzo, Lucas Brêda, repórter de música da Ilustrada, da Folha de S. Paulo, além do crítico musical Sérgio Martins.

Assista ao programa completo: 

O programa vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Dailymotion, Twitter e Facebook.