Morre Chaim Topol, protagonista no cinema e no teatro de 'O Violinista no Telhado', aos 87 anos
O ator ganhou diversos prêmios e uma indicação ao Oscar por seu personagem, Tevye, na versão cinematográfica de 1971 de Norman Jewison, mas ele o interpretou cerca de 3.500 vezes no musical, em hebraico e inglês, de 1966 até 2009
09/03/2023 10h54
O ator israelense Chaim Topol, mais conhecido por seu papel como o leiteiro em “O Violinista no Telhado", que cantou sobre a importância da tradição diante da mudança em seu shtetl na Rússia, morreu nesta quinta-feira (8) em sua casa em Tel Aviv, aos 87 anos.
Leia mais: Unifesp concede título de doutor honoris causa a Davi Kopenawa, xamã do povo Yanomami
Chaim Topol ganhou prêmios e uma indicação ao Oscar por seu personagem, Tevye, na versão cinematográfica de 1971 de Norman Jewison, mas ele o interpretou cerca de 3.500 vezes no musical, em hebraico e inglês, desde 1966 até sua última função. em 2009.
O presidente de Israel, Isaac Herzog, confirmou a morte no Twitter, sem detalhar a causa. Topol sofria de Alzheimer há anos. Herzog o descreveu como "um dos mais destacados artistas da cena israelense" e lembrou como "encheu as telas do cinema com sua presença, mas acima de tudo entrou profundamente em nossos corações".
Nascido em Tel Aviv em 1935, 13 anos antes da criação do Estado de Israel, começou a atuar durante o serviço militar obrigatório, na companhia de teatro de sua unidade. Lá ele conheceu Galia, que se tornaria sua esposa por seis décadas.
Leia também: Corregedor da Receita Federal que tem ligação com a família Bolsonaro é exonerado
REDES SOCIAIS