A cantora Cinara de Sá Leite Faria, integrante e fundadora do Quarteto em Cy, morreu nesta terça-feira (11) no Rio de Janeiro. Aos 78 anos, a artista sofreu uma insuficiência respiratória enquanto estava internada no Hospital Prontocor, localizado na Zona Leste da capital fluminense.
Cynara, como ficou popularmente conhecida, se consolidou na música a partir da formação de seu grupo em 1964 com as irmãs Cyva, Cylene e Cybele. Após cair em casa e quebrar o fêmur, ela foi internada na última semana. Desde então, a cantora registrou uma piora no quadro de saúde com o diagnóstico de uma pneumonia.
O Quarteto em Cy fez uma publicação nas redes sociais lamentando a perda. Na nota de falecimento, o grupo agradeceu aos fãs e destacou a importância da família na trajetória de Cynara: “Foi uma jornada musical incrível, muitos projetos, principalmente, pela família, que foi algo sagrado para ela”.
De acordo com o comunicado, a artista deixou três filhos (João, Irene e Francisco), quatro netos (Alice, Chiquinho, Tom e Vinícius) e duas irmãs que também compunham a parceria musical (Cyva e Cilene).
Leia mais: Aos 19 anos, Millie Bobby Brown anuncia noivado com Jake Bongiovi, filho de Jon Bon Jovi
Protagonismo feminino
Foto: Reprodução/Instagram @quartetoemcy
As irmãs nasceram em Ibirataia (Bahia) e foram para o Rio de Janeiro em busca de uma carreira musical. Na ocasião, Vinicius de Moraes apoiou o grupo, apelidado-as carinhosamente de “as baianinhas”. O Quarteto em Cy ganhou fama, sobretudo, com a interpretação de grandes sucessos da MPB, como Toquinho, Chico Buarque e Tom Jobim.
O grupo musical é considerado o maior quarteto feminino que já existiu no Brasil e marca o protagonismo das mulheres na história da Música Popular Brasileira.
Até o momento, não há informações sobre como será feito o velório da cantora e se será aberto ao público.
Leia mais: Venda de ingressos para shows do 5 Seconds Of Summer começa na quinta-feira (13)
REDES SOCIAIS