Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

No Provoca desta terça-feira (23), Marcelo Tas entrevista o físico e engenheiro Ricardo Galvão, um dos cientistas mais importantes do mundo, segundo a revista Nature.

Em suas pesquisas, Tas percebeu que há teorias, tanto em militantes de esquerda, quanto de direita, de que a Amazônia pode ser tomada por estrangeiros e pergunta se isso é possível. Galvão é direto ao dizer que isso não passa de teoria da conspiração.

“Não tem o menor sentido hoje em dia. No passado, poderia até ter essa possibilidade. Quando eu era jovem, acreditava nas falas dos militares sobre isso”, conta.

Na interpretação dele, esse tipo de teoria é alimentada por pessoas que têm receio da atividade estrangeira no Brasil. Isso poderia fazer com que elas perdessem poder político e econômico.

Leia também: “Não podemos esperar só do governo”, diz Ricardo Galvão sobre preservação do meio ambiente

Galvão ainda explica que o Brasil precisa da ajuda de outros países para manter a Amazônia e fazer estudos no local. Tas até cita o Centro Espacial de Alcântara, localizado no Maranhão e o físico diz que é impossível explorar todo o potencial do local sem ajuda de países estrangeiros.

“Para usar a base de Alcântara, você faz o lançamento de uma espaçonave ou de um lançador americano e tem que fazer acordo de sigilo. Você não poder mostrar isso, até por interesse econômico. Ciência espacial tem isso”, afirma.

Assista o trecho completo:

O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

Assista ao programa completo: