A mostra “Luzes da Coreia - Exposição da Cidade de Jinju!” acaba de estrear no Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB), em São Paulo.
A exposição fica aberta para o público até o dia 20 de agosto, traz um túnel com cerca de 1,2 mil lanternas coloridas. Elas são consideradas um símbolo icônico e tradicional do país por representarem vários aspectos importantes.
Essa tradição remonta à Guerra de Imjin, em 1592, quando a cidade foi palco de uma invasão japonesa. Foi assim que, para proteger a cidade, as pessoas começaram a iluminar o rio com lanternas.
Segundo o Centro Cultural Coreano, as lanternas flutuantes foram utilizadas como estratégia militar para impedir que as tropas atravessassem o Rio Namgang.
Mas além da proteção à cidade, essas lanternas também passaram a servir para espalhar mensagens ou para fazer a comunicação entre familiares que estavam separados pelo rio.
Leia também: 'The Flash' supera 'Homem-Aranha' e estreia no topo da bilheteria nacional
A iniciativa é realizada em parceria com Jinju, cidade que fica localizada na província de Gyeongsang do Sul, na Coreia do Sul, e é conhecida pelo famoso Festival das Lanternas, que é celebrado todos os anos em algumas cidades do país.
Entre os destaques da tradicional festa estão o lançamento de lanternas ao longo do rio Namgang e o desfile de lanternas criadas pelos próprios estudantes locais.
A programação, que traz essa experiência para o Brasil, apresenta ambiente instagramável e conta com entrada gratuita para todos os públicos.
Leia também: Morrissey, ex-vocalista da The Smiths, anuncia dois shows no Brasil em setembro
Serviço
Endereço: Av. Paulista, 460. Cerqueira César - SP.
Horário de funcionamento:
Seg-Sex: das 10h às 19h
Sábado: das 10h às 18h30
Domingo: das 11h às 16h
Durante a semana, o local é fechado para almoço das 12h30 às 13h30.
REDES SOCIAIS