Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Marcelo Tas recebe Geovani Martins, escritor premiado, no Provoca desta terça-feira (20). Suas obras são "O sol na cabeça", finalista do renomado Prêmio Jabuti, e o romance "Via Ápia".

Uma das primeiras dúvidas de Tas é de onde surgiu a ideia de ser um escritor. Martins admite que nunca foi um sonho concreto, mas sempre foi apegado a leitura e escrita.

“Escrever, para mim, sempre foi muito natural. Comecei a ler muito cedo, antes mesmo de entrar na escola. Com quatro anos, eu já lia. Era muito curioso com história em quadrinhos, como ‘Turma da Mônica’ e ‘Tio Patinhas’, alguns dos clássicos infantis. Primeiro, eu decorava as histórias e ia contar para os outros, depois pedia para minha vó me ensinar a lei. Fui sendo alfabetizado dentro de casa”, conta.

Diante de todos esses ensinamentos, o escritor revela que iniciou suas escritas já aos oito anos de idade. Sua primeira experiência com literatura foi na Flup (Festa Literária das Periferias).

Leia também: Restaurante do bairro da República, em São Paulo, é eleito o 12º melhor do mundo

“A Flup era um processo de criação. A gente se encontrava todas as semanas, e em cada semana era em uma favela diferente do Rio de Janeiro. Todo sábado, nós nos encontrávamos com um autor diferente. Marcelino Freire e Ana Maria Gonçalves foi uma das pessoas que tivemos um encontro. E uma vez por mês, nos encontrávamos com editores”, explica.

Graças a esse processo da Flup, Martins conseguiu publicar seu primeiro livro em 2013.

“Quando publiquei a primeira vez, fui muito bem. Era a primeira vez que escrevia contos e fiquei em segundo lugar no concurso. Fiquei muito animado e me dei conta que fazia isso muito bem. Todo o resto que fazia, eu era ‘ok’”, finaliza.

Assista ao trecho completo:

O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

Assista ao programa completo:

Leia também: Rádio Cultura homenageia Elza Soares no dia em que a cantora completaria 93 anos