Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem/TV Cultura
Montagem/TV Cultura

As Edições Sesc lançaram um livro que investiga a vida e a obra de Gilberto Gil. Intitulada "Refazenda: o interior floresce na abertura da fase ‘Re’ de Gilberto Gil", a produção textual foca no álbum de 1975 que inaugurou a inspirada trilogia do cantor. Escrito pela jornalista Chris Fuscaldo, o livro faz parte da coleção Discos da Música Brasileira.

Além de entrevistas com Gil, outros músicos e produtores, a obra reúne uma pesquisa de diversos materiais já publicados sobre o compositor para recontar histórias, memórias e experiências vividas na criação do álbum.

Considerado um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB), Gilberto Gil tem uma vasta produção, a exemplo da chamada trilogia “Re”: "Refazenda", "Refavela" e "Realce", com um quarto capítulo no meio deles: "Refestança", parceria com Rita Lee. De acordo com a autora, o livro em questão trata justamente sobre o antes e o depois do exílio, e o efeito do “Refazenda”, creditado como o primeiro trabalho a de fato dar autonomia e a transformar a vida de Gil.

“Quando eu fiz o Refazenda, me dedicando aos aspectos da renovação e da reconstituição de um universo, aquilo tudo me inspirou nesse sentido de revisita a certos recantos do meu território. Quando eu tive que pensar num movimento seguinte ao Refazenda, aí então esse sentido de revolvimento do terreno me veio à mente. Daí a ideia de revisitar o mundo negro [em Refavela]. A viagem à Nigéria foi extraordinariamente inspiradora, convidativa nesse sentido. E, lá, mais adiante, também teve o Realce, com o Refestança no meio, meu disco com a Rita. Todo esse mundo ‘Re’ foi forjado ali no Refazenda”, contou o próprio Gilberto Gil.

Além disso, a coleção Discos da Música Brasileira, apresenta em cada volume a história de um álbum que marcou a produção nacional, seja pela estética, por questões sociais e políticas ou pela influência sobre o comportamento do público. Segundo Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “a coleção contempla a valorização da memória musical na mesma medida em que busca observar os ecos e as reverberações daquelas criações na produção atual”.


Conheça a autora

Chris Fuscaldo é jornalista, pesquisadora musical, mestra e doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Escritora de diversos livros e integrante da Academia Niteroiense de Letras, acompanhou Gilberto Gil de 2019 a 2022 e assinou a curadoria do museu O Ritmo de Gil, lançado no Google Arts & Culture.

Leia também: TV Cultura estreia “Asas e Histórias”, série sobre a tecnologia e a história da aviação, neste sábado (1°)

Ficha Técnica

Refazenda: o interior floresce na abertura da fase “Re” de Gilberto Gil
Autora: Chris Fuscaldo
Edições Sesc São Paulo, 2023
ISBN Edições Sesc: 978-85-9493-243-3 (e-book)
Preço de capa: R$15,00

Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play, e pelo site do Sesc. 

Leia também: Profissional que realizou harmonização em Stenio Garcia defende procedimento